30/11/2015
Missa comemora Dia da Consciência Negra
Celebração presidida por padre Nino na Paróquia São Benedito, em Capivari, contou com a presença de capoeiristas e do artista plástico João Barros
CAPIVARI – A Paróquia São Benedito foi palco na manhã de sexta-feira, 20, de uma missa em intenção ao Dia da Consciência Negra. A celebração, presidida pelo pároco Alcídio Laurindo Filho, mais conhecido como Nino, contou com a participação de capoeiristas, simbolizando a cultura africana, e do artista plástico João Barros, capivariano que, por meio de seus quadros, retrata a história da raça negra no país e no mundo.
Na ocasião, como líder da Igreja Católica na comunidade de São Benedito, padre Nino pediu desculpas aos negros por toda discriminação que sofreram e sofrem até hoje. “Assim como fez o papa Francisco, quero pedir desculpas a toda raça negra pela discriminação e pela desvalorização da história, pois vocês fazem parte da história e da cultura do nosso mundo”, disse o sacerdote durante a homilia.
Cancelado
A peça O Rei Leão, que seria apresentada na noite de sexta-feira, 20, no Platô da Praça Central, não aconteceu, porque foi cancelada pela Secretaria de Cultura e Turismo devido à “previsão de chuva forte com vento”. O evento encerraria as comemorações na cidade pelo Dia da Consciência Negra, em complemento à série de palestras promovidas durante toda a semana pelo Instituto Arka nas escolas estaduais.
O elenco que encenaria a peça adaptada pela professora Vivian Ui – fazendo referência à história e à cultura afrodescendente no país – é formado por mais de 50 atores do Espaço da Arte e Cultura. “Muitas crianças participam da encenação e, por conta disso, a direção achou melhor adiar a peça para uma nova data que ainda não foi definida. Em breve divulgamos mais informações”, informou a Secretaria de Cultura.