Na manhã de sábado (7), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou em seu site www.tse.jus.br/eleicoes, através do sistema DivulgaCand, a relação de registros de candidaturas 2012 de prefeito e vereador de todo território nacional.
De acordo com a última atualização dos dados (quarta-feira, 11, 19h44), foram registrados 13.281 pedidos de candidatura ao cargo de prefeito e 370.807 de vereador nos 5.565 municípios espalhados pelos 26 estados brasileiros.
Em São Paulo, foram 1.977 registros de candidatura ao cargo de prefeito e 73.146 de vereador, ao longo dos 645 municípios do Estado.
O primeiro turno das eleições 2012 acontece no dia 7 de outubro.
Rafard
Como na eleição passada, três candidatos registraram suas candidaturas na disputa ao cargo de prefeito de Rafard, divididos em duas coligações e um partido não coligado. No Legislativo, 74 candidatos disputam as 9 cadeiras disponíveis.
O vereador e mecânico de 45 anos, Ilson Donizete Maia (Uil Maia) disputa pelo PSD (Partido Social Democrático) sem coligação, ao lado da vice Maria Luiza Peressin Bernardo, que também é vereadora. Uil acumula 20 anos de vereança, no qual foi presidente da Câmara nos anos de 1999/2000 e 2007/2008.
O comerciante e produtor agrícola César Moreira, de 65 anos, foi servidor público e vereador por 16 anos, atuando também como presidente da Câmara no ano de 1991/1992. César disputa pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) ao lado do seu vice Carlos Roberto Bueno (Carlão da Aribela), com a coligação “Diferente para nossa gente”, que agrega os partidos PMDB, PP, PT e PPS.
Já a coligação “Rafard rumo ao futuro com nossa gente”, que agrega os partidos PSDB e PDT, traz como candidato a prefeito, o vereador e bacharel em direito Mauro Savassa, de 41 anos, acompanhado do seu vice Fernando Moreira, também vereador. Ambos acumulam 8 anos de vida pública como vereador em Rafard.
Capivari
Os eleitores da “Terra de Poetas” poderão optar entre dois candidatos a prefeito. Já a disputa pelas 13 cadeiras no Legistivo será mais acirrada, com 119 candidatos a vereador.
O atual prefeito Luis Donisete Campaci, de 55 anos, é administrador, bacharelado em Direito, pós-graduado em Administração Financeira e Mestre em Administração. Já ocupou o cargo de subsecretário de Ciência e Tecnologia do Estado no Distrito Federal e disputa a reeleição pelo PMDB ao lado do seu vice Junior Pacheco, empresário e vereador em três legislaturas por 12 anos consecutivos. A coligação “Honestidades e realizações” conta com os partidos PMDB, PSC, PR, DEM e PHS.
Na coligação “Capivari merece mais” que agrega os partidos PP, PTB, PPS, PSDB e PC do B, o vereador e administrador Rodrigo Abdala Proença (PPS), de 37 anos, disputa o cargo do Executivo ao lado de seu vice Vitor Hugo Riccomini, vereador e atual presidente da Câmara. Ambos atuam como vereador desde 2005.
Mombuca
Três candidatos registraram seus pedidos para disputar o cargo de prefeito e 76 de vereador na cidade de Mombuca.
O PT será representado por Maria Aparecida de Souza Garcia Brabo (Cida do Cartório), de 46 anos, que disputa ao lado da vice Dinamara Isabel Sturaro Amgarten, a Mara da Saúde.
A coligação “Mombuca de cara limpa, honestidade e trabalho” vem com os partidos PP, PDT, PTB, PMDB, PSC, PSDB, PSD e tem como candidato pelo PSDB Antonio de Jesus Alcalde Furlan (Formigão), de 63 anos, com o vereador Luiz Donaldo Possobon de vice.
A atual vice-prefeita de Mombuca, Maria Ruth Bellanga de Oliveira (53 anos), do PR, disputa o cargo de prefeita representando a coligação “Sempre ao lado do povo” com os partidos PR, PPS, DEM, PSB e PV. O vereador Valdemir Mora Pedroso será o vice.