08/09/2015
Senai abre as portas para comunidade nos dias 10 e 11 de setembro em Rafard
Programação inclui palestras, orientação sobre educação profissional e demonstração das tecnologias existentes nas 43 escolas do estado
RAFARD | A Escola Senai Celso Charuri, de Rafard, e outras 42 unidades em todo o estado, abrem as portas para a comunidade nos dias 10 e 11 de setembro, das 9h às 20h. Denominada “Mundo Senai”, a ação tem por objetivo divulgar as opções de capacitação profissional para estudantes de escolas públicas e particulares, e apresentar às indústrias os serviços técnicos e tecnológicos oferecidos pela entidade.
Os visitantes poderão participar de palestras gratuitas, exposições e conhecer as oficinas e laboratórios de tecnologia das unidades participantes. O público também poderá esclarecer dúvidas sobre educação profissional nos dois dias de programação e obter informações detalhadas sobre o conteúdo prático e teórico dos cursos ministrados.
Docentes e outros profissionais do Senai-SP apresentarão aos participantes os cursos oferecidos, inclusive os gratuitos, a estrutura laboratorial instalada, dados sobre o mercado de trabalho, perfil dos profissionais requisitados e os segmentos industriais atendidos.
Tradição
Desde o final da década de 1990, o Senai-SP cultiva a prática de abrir as portas para a comunidade. Inicialmente conhecido como open house, o evento era realizado de forma independente pelas escolas, que agendavam as datas das visitas. A partir de 2009, a entidade começou a promover a ação de forma simultânea em todo o estado, sob o nome “Senai de Braços Abertos”.
Atualmente intitulada “Mundo Senai”, a edição 2015 apresentará a empresários, trabalhadores e estudantes os programas de inovação tecnológica e o modelo de ensino profissionalizante desenvolvido pela entidade no estado. Os cursos são planejados para atender às necessidades do mercado de trabalho no setor industrial.
Pesquisas de empregabilidade realizadas com ex-alunos dos cursos técnicos apontam que, após um ano de conclusão de curso, 84% dos entrevistados estavam empregados na área da formação profissional escolhida.