NotíciasRafard

Rafard participa de palestra sobre zoonoses em Piracicaba

06/07/2015

Rafard participa de palestra sobre zoonoses em Piracicaba

Márcio Jacob Hessel e Décio Leite estiveram presentes no evento promovido pela Cati
11653911_785616154884916_1813664852_o
Palestra foi realizada na Artêmis, distrito de Piracicaba (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – O chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária, Márcio Jacob Hessel, e o chefe da Casa da Agricultura, Décio Leite, participaram de uma palestra sobre zoonoses – doença animal que pode ser transmitida ao ser humano – na quarta-feira, 24, na Artêmis, distrito de Piracicaba. O evento foi promovido pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Regional de Piracicaba.

Aproximadamente 60 pessoas assistam à palestra, entre técnicos e produtores rurais, ministrada pela médica veterinária Dorça Helena Lezier. A iniciativa faz parte do programa “Cati Leite”, que leva informações sobre sanidade nos rebanhos leiteiros. A palestra abordou a brucelose, a raiva e a febre aftosa, três das mais importantes doenças que acometem os bovinos, e expôs seus problemas e implicações.

Dorça falou sobre sintomas, prejuízos causados e formas de controle das doenças, como utilização de vacina contra brucelose e realização de exames de diagnóstico frequentes no rebanho, com enfoque para o treinamento no diagnóstico de zoonoses, inicialmente projetado para contribuir no controle da epidemia de raiva. Também foi abordado o cuidado na hora de comprar os animais e sua forma de transporte, sendo necessário o Guia de Trânsito Animal (GTA).

“O encontro foi muito proveitoso, pois esclareceu algumas dúvidas mediante essa problemática”, afirma Jacob. “Através do aprendizado de novas técnicas no manejo de equinos, bovinos e ovinos poderemos controlar o surgimento de zoonose na região, diminuindo a propagação de doenças e beneficiando os produtores com a garantia de rebanhos mais saudáveis.” Aliado a isso, segundo ele, é obrigatório que os agropecuaristas “vacinem seus rebanhos contra a febre aftosa anualmente, nos meses de maio e novembro”.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?