Geral

Artigo – Ajude a salva o meio ambiente

Denizart Fonseca

Muitas pessoas não entenderam ainda – ou não se interessam em entender – o significado da expressão: Meio Ambiente, razão pela qual na intenção de colaborar com a preservação das vidas animal e vegetal em nosso planeta, estamos, de maneira simples e sucinta tentando exemplifica-la.
O mundo em que vivemos passa por uma fase difícil, principalmente pelo chamado “buraco negro” – uma abertura em sua atmosfera – causada pela fumaça originada pelo excesso no uso das fornalhas das indústrias aumentando, das queimadas nos canaviais e matas, aumentando o calor e provocando grandes períodos de estiagem.
Temos visto em todos os meios de comunicação, em especial nas TVs, chocantes documentários sobre a situação calamitosa que passam: o interior da Bahia e região do Rio Grande do Sul onde a falta de água está dizimando o gado e as pessoas, para sobreviver, usam água lodosa colhida do que resta nas lagoas.
Há pessoas que por desconhecerem as conseqüências da falta da água, alimentando um costume que virou vício, a desperdiçar, chegando ao absurdo de até em dia chuvoso serem vistas “lavando” calçadas e até o asfalto, e quando delicadamente advertidas ser preciso economizar para não falta, com “cara de pau” e sorriso irônico prosseguindo confirmam:-“ é verdade, tem razão…”
Um ditado antigo diz que o pior cego é o que não quer ver,justamente o que está acontecendo aqui, pessoas que não colaboram na preservação do meio ambiente cortando arvores, provocando queimadas e principalmente desperdiçando o precioso líquido, fonte da vida assim como o ar que respiram.
O que está acontecendo em outros Estados, poderá acontecer com o nosso, e então será tarde não adiantando queixas, lamúrias e reclamações pela escassez e conseqüente racionamento de água.
Entendemos que as pessoas desprovidas do sentimento de solidariedade e espírito cristão, pessoas que egoístas pensando apenas em si e não cumprindo o ensinado pelo Divino Mestre Jesus:- “ Amai à Deus sobre todas as coisas e ao vosso semelhante como a vos mesmos” não mudarem seus modos de proceder, reprovam até os nossos insistentes apelos, cuja maneira de agir não nos afeta por termos a consciência tranqüila pelo dever cumprido praticando a cidadania e ajudando a preservar o meio ambiente.
Fica aqui mais uma vez o nosso alerta na certeza de que,se um, apenas um dos nossos leitores entender o recado e aplica-lo, já será gratificante e não terá sido em vão este modesto trabalho a bem do atribulado mundo em que vivemos.
Que a Paz de Deus esteja em seus corações.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo