18/05/2015
Livro sobre relações étnico-raciais é lançado no Dia da África
Professor Carlos Carvalho Cavalheiro, de Porto Feliz, é um dos autores da obra; evento ocorre a partir das 18h30, no Campus Sorocaba da UFSCar
PORTO FELIZ – O Campus Sorocaba da UFSCar recebe, a partir das 18h30, o lançamento do livro “Educação das relações étnico-raciais: apontamentos críticos e a realidade da região de Sorocaba”, na segunda-feira, 25, Dia da África. O evento também contará com atividades artísticas e culturais, e pretende fazer uma contraposição à visão tradicional e oficial da libertação dos escravos.
Com 206 páginas, a obra é uma publicação da Editora da UFSCar (EDUFSCar) e integra a coleção “Apontamentos”. O projeto originou da demanda de movimentos sociais da comunidade negra que, em 2011, no “I Encontro UFSCar-Movimentos Sindicais e Sociais da Região de Sorocaba”, reivindicou a promoção de um curso para formar educadores e professores em relação às questões étnico-raciais.
Segundo o professor portofelicense Carlos Carvalho Cavalheiro, um dos autores do livro, o curso ocorreu no segundo semestre de 2012 e foi organizado e ministrado por docentes da instituição e lideranças da comunidade negra. Além disso, a obra também reúne as análises e dados de uma pesquisa realizada por cursistas na região de Sorocaba com 171 professores da rede pública.
O Campus Sorocaba da UFSCar fica no km 110 da Rodovia João Leme dos Santos (SP 264), no bairro do Itinga. Mais informações sobre o lançamento do livro ou como adquirir um exemplar podem ser obtidas com um dos organizadores da obra, o professor e doutor Marcos Francisco Martins, pelo telefone (19) 99601-0390 ou no e-mail: [email protected].