11/05/2015
Mombuca intensifica ações de combate à dengue
Embora não tenha registrado nenhum caso há dois anos, cidade realiza programação desde abril
MOMBUCA – Apesar de não ter registrado nenhum caso de dengue, desde o mês de abril, a Coordenadoria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, está seguindo uma programação para combater o mosquito na cidade. Segundo o coordenador Freddy Sanchez, a ação está sendo realizada em parceria com a Coordenadoria de Transporte e com apoio da Prefeitura, da Câmara de Mombuca e da rádio Ativa FM.
No último dia 23, uma panfletagem foi feita nas escolas de Mombuca e na creche municipal para conscientização. Depois, nos dias 28, 29 e 30 de abril e 4 e 5 de maio, a equipe realizou um arrastão por toda a cidade, a fim de recolher objetos que poderiam contribuir com a proliferação do Aedes aegypti. Houve ainda entrega de panfletos, caminhão para retirada de objetos e aplicação de larvicidas.
“A importância da programação é para combater o mosquito e exterminar a proliferação das larvas, pois aplicamos larvicidas”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária, Luciana Barbosa Ferrareto. “Queremos ver nossos munícipes sem dengue, não deixando os casos se proliferarem em nossa cidade.”
De acordo com Sanchez, os cuidados para evitar a dengue são simples, mas eficazes. “Coloque areia nos pratinhos das plantas dentro e fora de casa; coloque cascas de ovos, latinhas, tampinhas de garrafas e qualquer objeto que possa acumular água em sacos plásticos; feche bem o saco plástico de lixeiras; lave pelo menos uma vez por semana as vasilhas de água e comida de animais domésticos.”
O coordenador de Saúde ressaltou ainda que “agora, a população deve se atentar para a prevenção”. “Precisamos continuar com a eliminação de criadouros, pois não adianta cuidar apenas da sua residência, já que o mosquito pode voar por 100 metros. Precisamos fazer um trabalho de conscientização de vizinho para vizinho.”
Na última quarta, 6, e quinta-feira, 7, bairros da cidade também receberam nebulização. O procedimento vai continuar nesta sexta-feira, 8, a partir das 8h. “É importante que os moradores retirem da residência os animais e permaneçam do lado de fora da casa por cerca de meia hora após a aplicação da nebulização, deixando portas e janela abertas”, orienta Sanchez.
A prefeita de Mombuca, Maria Ruth de Oliveira (PR), pediu a compreensão de todos para que as ações sejam feitas da melhor forma possível. “Juntos podemos combater o mosquito da dengue. Contamos com cada morador de nossa cidade para que receba a equipe da saúde em sua residência. Tudo isso para ver nossa cidade ainda melhor e com mais qualidade de vida.”