Opinião

Traços do caráter: dar importância às coisas pequenas

10/04/2015

Traços do caráter: dar importância às coisas pequenas

Artigo por Leondenis Vendramim 
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

Os datiloscopistas dizem que, não há sequer dois seres iguais entre os 7,5 bilhões de habitantes do Mundo, nem um sequer. Dizem que cabem 1 milhão de átomos na ponta de uma agulha, mede 1 décimo milionésimo de 1 milímetro, ou 1/10 de 1 namômetro. A palavra grega “átomo” quer dizer indivisível, porém descobriram que existem ainda os prótons, os nêutrons e elétrons que giram em volta do núcleo do átomo. William Bentley conseguiu cinco mil fotos de flocos de neve diferentes. Quão maravilhosa é a capacidade, os recursos e a meticulosidade do Criador de todas as coisas! Impressiona a complexidade, a funcionalidade, a justa medida quântica, a sintonia dos movimentos, a beleza e perfeição dos átomos, das células, dos detalhes das minúsculas partículas! Este é o motivo pelo qual o macro Universo funciona perfeitamente; o Sol está na distância exata – um pouco mais, ou menos, e não haveria vida neste Mundo, e assim é o relacionamento entre os demais corpos estelares. Certa vez, chamei meu filho mais velho, ainda juvenil e mostrei-lhe uma florzinha de picão. Ele olhou com indiferença. Então, ele viu através de uma lente, e ele expressou uma admiração pelo aveludado azul escuro do interior daquela florzinha. É porque nosso Deus se preocupa com o mínimo que somos perfeitos; enxergamos, sentimos, desejamos, comunicamo-nos, equilibramo-nos, raciocinamos. Nem os melhores cientistas especializados entendem o como – é prerrogativa divina!

Foi o estudo sobre o “insignificante” átomo que, o físico dinamarquês Niels Bohr notou que os elétrons se encontram em órbitas definidas e emitem e absorvem energia em quanta (pacote de energia) ao saltar de uma órbita para outra. Assim notaram que um grama de radium emite 130 calorias/hora e por 1600 anos. Descobriram assim que o átomo possui uma energia inimaginável, capaz de aquecer 100 milhões de toneladas de água a 100º (um lago de 1000m X 1000m X 100m!). Albert Einstein descobriu a fórmula: E=mc² (Energia é igual à massa vezes o quadrado da velocidade da luz), estava pronta a fórmula da bomba atômica que destruiu Hiroshima e Nagazaki, matando mais de 75.000 pessoas. Mais tarde inventou-se a bomba de hidrogênio capaz de destruir 100 vezes mais, comenta-se sobre a bomba antimatéria, infinitamente mais destruidora do que a de hidrogênio.
Quão importantes são as coisas pequenas! Ao pensar numa célula do genoma humano, tão pequena… Compõe-se de citoplasma e núcleo, dentro do núcleo há a cromatina e o nucléolo. No nucléolo são produzidos os ribossomos (que produzem proteínas) e a cromatina ou DNA enrolado em histonas (proteínas). O DNA se divide em cromossomos (filamentos que contém os genes). São estes genes que possuem todo o material genético (cor, forma, tamanho de nossos olhos, cabelos, pele, e tudo mais). Imagine o tamanho e a capacidade de um gen! E pensar que “todas as coisas visíveis e invisíveis foram criadas” por Jesus e para Ele e por Ele subsistem (Col 1:15-17)! Como é admirável o nosso Criador que deu atenção às coisas pequeninas para que suas obras complexas fossem perfeitas!

Os filhos são formados à semelhança dos pais, não só fisicamente, mas copiam as atitudes morais, sociais dos pais que, quando ausentes permitem que copiem dos “Fãs” (da TV, das ruas, dos criminosos…). É necessário ser presente na vida dos filhos, dando valor àquilo que achamos de pouca monta na laboração da moral, intelectual e física das crianças. É notório que pais e mães sejam impolutos, honestos, honrados, a fim de que propiciem aos filhos um modelo de caráter ilibado. É mister que se preocupem com as pequenas coisas: as desusadas gentilezas no trato com a esposa, filhos e com o próximo (as palavras: com licença, muito obrigado, por favor…) amáveis e de bom tom; com aquilo que assistem, leem, ouvem, falam… pois estas atitudes repetidas formam os hábitos, que são os “genes” do caráter.

Num futuro não tão distante Jesus dirá: “Servo bom… foste fiel no mínimo, no muito te colocarei; entra no gozo do Senhor” Mat 25:21

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?