NotíciasRafard

Prefeitura intensifica ações de combate à dengue

20/03/2015

Prefeitura intensifica ações de combate à dengue

Superintendência de Controle de Endemias esteve na cidade na última semana para treinar as agentes municipais e visitar algumas casas
O prefeito César Moreira e o vice Carlos Roberto Bueno acompanharam de perto o trabalho dos agentes (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
O prefeito César Moreira e o vice Carlos Roberto Bueno acompanharam de perto o trabalho dos agentes (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – Devido ao agravo nos casos de dengue em todo o estado de São Paulo, a Prefeitura ampliou o trabalho de combate ao mosquito. A Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) esteve em Rafard na última semana para treinar as agentes municipais e visitar algumas casas, no intuito de alertar os moradores e combater a proliferação do Aedes aegypti.

De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária, Celso Cerezer, a cidade está com 18 casos confirmados. Mediante este quadro, o prefeito César Moreira (PMDB) solicitou a vinda do órgão ao município. O intuito é aperfeiçoar as estratégias de trabalho e tranquilizar a população. Além da campanha constante, a Prefeitura está fazendo um trabalho junto às escolas municipais para conscientização.

A equipe da SUCEN contou com quatro agentes devidamente equipados com máscaras, macacões, luvas e botas, além de um inseticida organofosforado, capaz de matar o Aedes aegypti em poucos segundos. O produto foi aplicado em domicílios detectados por meio de busca ativa após recomendação prévia.

Publicidade

As agentes do Programa de Saúde da Família (PSF) efetuaram o trabalho casa a casa alertando os moradores e verificando possíveis criadouros. Após solicitar a retirada de animais e crianças e tomar alguns cuidados com mantimentos, roupas e louças, aplicaram inseticida em pontos pré-determinados.

César Moreira acredita que a intensificação do trabalho estabilizará os casos de dengue em Rafard e, consequentemente, garantirá mais segurança aos moradores. “Já havíamos aumentado o número de agentes e agora aperfeiçoamos o trabalho coletivo. A vinda da SUCEN é de suma importância, pois nos dá uma estrutura técnica maior, capaz de reduzir o número de casos e retomar a tranquilidade na cidade”, diz.

Apesar das inúmeras ações que estão sendo realizadas pelo poder público, o chefe da Vigilância Sanitária lembrou que a população também precisa colaborar. “Eu entendo que o período do ano (chuvoso) é propício para alavancar a dengue.

Porém, nossa parte vem sendo feita, seja por meio da divulgação ou das visitas domiciliares. Em cima disso, peço uma contribuição maior da população, com o cuidado especial para os vasos de plantas, pneus e garrafas, e que fiquem sempre atentos quanto ao armazenamento do lixo”, recomenda. “E vamos em frente com a nossa campanha: nem você e nem a água podem ficar parados”, conclui Cerezer.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo