Editorial

Você tem feito a sua parte?

19/09/2014

Você tem feito a sua parte?

Na segunda-feira, dia 22 de setembro, todo o planeta movimenta-se para refletir a real necessidade dos automóveis em nossa vida. O movimento ‘dia sem automóvel’ chegou ao Brasil em 2001 e boa parte das grandes cidades participa da iniciativa, mesmo com baixa adesão.

Em algumas cidades, iniciativas punitivas para tirar os veículos das ruas são adotadas, porém uma política incentivadora poderia gerar resultados mais tangíveis não só na data, mas durante todo o ano.

Com o objetivo de incentivar os cidadãos a participarem de ações em prol do meio ambiente, Capivari realiza na segunda-feira, a partir das 19h, o primeiro passeio do Dia Municipal sem Automóvel, como parte da programação da Semana da Árvore, que acontece entre os dias 22 e 27. Ainda que de forma tímida, pequenas, mas necessárias, essas ações tendem a estimular a população, que já sofre com problemas de cidade grande em seu dia a dia, como a falta de vagas para estacionar, o alto fluxo de veículos em horários de pico e o aumento de pequenos acidentes.

Publicidade

Além de colaborar com o trânsito e com a mobilidade urbana da cidade, ao escolher formas alternativas de transporte as pessoas também investem no bem-estar. Deixar o carro na garagem pode ter um impacto enorme na qualidade de vida.
O problema é que essas ações tendem a ser encaradas como um problema e não como alternativa. Mais que ação, é necessária a conscientização e o respeito do cidadão para com o próximo.

Como tantas outras cidades, Capivari também trava uma verdadeira guerra contra a perturbação do sossego público, causada pelo excesso de barulho de som alto, aceleração exagerada de motocicletas, bares e festas.

Se há infração é porque há infratores que a cometem, caso contrário, não haveria o que punir. O mundo será melhor o dia em que o ser humano voltar a respeitar o próximo e a si mesmo.

Quiçá…

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo