Opinião

Religião e saúde 5

27/06/2014

Religião e saúde 5

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

Por Leondenis Vendramim

Deus é muito sábio para errar. É o criador da máquina humana, e como tal conhece-a perfeitamente, o que pensa, seus desejos, sentimentos, e também o que precisa para manter saúde, felicidade, longura de vida. Logo ao criar o mundo, colocou tudo o que o homem precisava: frutas, verduras, cereais, água potável, ar puro, sol, uma companheira, e um jardim para cuidar. Deu-lhes também a lei moral, os 10 mandamentos, cujos princípios eternos seriam uma orientação para o respeito mútuo, um escudo contra o mal, um guia para a paz e alegria. Esta lei é baseada no amor, é “santa, justa e boa” (Ro 7:12). Jesus expôs: “Aquele que Me ama guarda os meus mandamentos” (João 14:15). “Aquele que diz que conhece a Deus e não guarda Seus mandamentos é mentiroso…” 1João 2:4.

Entre Seus mandamentos está o esquecido e espezinhado por muitos, a guarda do sábado. A tradução bíblica dos Monges Beneditinos, Editora Ave Maria diz: “Lembra-te de santificar o dia do sábado. Trabalharás seis dias, e farás toda a tua obra. Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra ao Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro dos teus muros. Porque em seis dias o Senhor fez o céu e a terra, o mar e tudo o que eles contém, e repousou no sétimo dia e por isso o Senhor abençoou o dia do sábado e o consagrou” Ex 20:8-11. O sábado é reconhecido pelo Monsenhor Emílio José Salim Vice Reitor da PUC – SP: “Se ativermos somente às Escrituras, o dia do Senhor que deve ser santificado é o sábado, tanto no VT como no NT, e em nenhum lugar da Bíblia consta que esse dia houvesse sido substituído pelo domingo”. Ciência e Religião, Apologia do Catolicismo, v.2, p 14. O Papa João Paulo 2º também reconhece o sábado como dia santo: “porque é o dia abençoado por Deus e por Ele santificado, isto é, separado dos demais dias para ser de entre todos, o dia do Senhor” Dies Domini, 31/05/1998. Foi o imperador romano Constantino que, sendo adorador do Sol, zoroastrista (religião persa fundada por Zoroastro), em 321, mudou a guarda do sábado para o domingo, e adotada pela Igreja Católica Romana em 325.

Foi na criação que Deus instituiu a guarda do sábado (Gn2:1-3), muito antes de haver judeus, e como os demais é mandamento eterno (Sl 111:7-8; 119:160). No rodapé da Bíblia, os beneditinos dizem: “Lembra-te: O sábado era uma instituição já antiga, quando de sua promulgação no Decálogo”, p.124. Deus diz que todos os que guardarem o sábado serão abençoados, e suas orações ouvidas (Is 56:6-7).

O propósito do sábado é fazer o homem feliz, saudável e sentir segurança no seu Deus. Ao findar a criação, Deus reuniu todos os Seus bilhões de anjos, e os habitantes de outros mundos para tocar, cantar e celebrar a criação e louvar ao Criador (Jó 38:7). Foi uma festa, uma demonstração de que o Criador é alegre e ama sua criatura. Incutiu no homem esses sentimentos. Embora a palavra sábado signifique descanso, o principal objetivo do sábado era o repouso de satisfação por estar na presença do Deus que tem prazer em dar boas dádivas, paz, saúde, felicidade. Mesmo o Senhor descansou, ou seja, Se satisfez quando viu que tudo o que criara era muito bom (Gn 1:31-2:3), belo e propício para a vida. Foi o que Jesus quis dizer: “O sábado foi feito por causa do homem…” No sábado Jesus curava, ajudava aos pobres, ensinava (Mc 2:27; Mc 3:1-5 Lc 4:16,31). No sábado, segundo as orientações bíblicas, o homem deve procurar a Deus, obter dele o perdão, a paz, alegria e segurança, dos quais advém otimismo, e consequentemente saúde, disposição para o trabalho, para fazer o bem aos semelhantes, e assim, obter prosperidade.

Não tenho pretensão de catequizar e mesmo convencer a guardar o sábado, mas desejo, com toda a sinceridade e energia desafiar os leitores a refletirem sobre o tema. Gostaria de receber opiniões, naturalmente, opiniões, sem intensões de debates ou contendas. Cada um é livre para fazer o que achar melhor. Deus deu o livre arbítrio. Que o nosso Deus abençoe a todos, cristãos ou não, e de todas as religiões e nos dê sábia escolha e determinação.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?