Artigo | Por Padre Antônio Carlos D’Elboux
Amanhã, o Papa Francisco viaja até a Jordânia e em seguida para a Terra Santa refazendo os passos do Papa Paulo VI no célebre encontro com o Patriarca Atenágoras, chefe da Igreja Ortodoxa. Estará em Jerusalém, no Santo Sepulcro, aguardando o Papa Francisco o Patriarca Bartolomeu.
Papa Francisco vai celebrar a Santa Missa em Amã, a capital da Jordânia, quando 1.500 crianças farão a Primeira Eucaristia. O rei da Jordânia é o guardião dos Lugares Santos, disputados por várias religiões. encontra-se também na Jordânia o local do Batismo de Jesus e o Monte Nebo, do qual Moisés viu a Terra Prometida.
Em Belém, o Papa celebra a missa na praça em frente da Basílica da Natividade, onde se encontra a Gruta do nascimento de Jesus. Os Palestinos católicos estarão em grande número renovando a fé em Jesus Cristo e acolhendo o Papa que vai repetir o apelo dos Anjos na noite santa do Natal: Paz às pessoas de boa vontade.
Em Jerusalém, o ponto alto será o encontro ecumênico entre o Papa e o Patriarca Ortodoxo. O Papa também celebrará a Missa no mesmo lugar onde Jesus instituiu a Eucaristia e o Espírito Santo veio sobre os Apóstolos. Depois visitará o Muro das Lamentações, lugar mais sagrado para os Judeus.
Rezemos pelo Papa Francisco, para que sua rápida viagem aos lugares mais importantes de nossa fé motive cristãos, judeus e muçulmanos no amor a Deus e na construção da paz e da fraternidade. essas três religiões acreditam em um único e mesmo Deus, pai querido de todos.