Opinião

Compre na internet com segurança

Artigo | Por Rafael Pinheiro*

O comércio eletrônico (e-commerce) é uma prática que vem crescendo a cada ano e atualmente já é praticada por grande maioria da população em nosso país.

Uma pesquisa recente feita pelo IBOPE (www.ibope.com.br) indica que 46 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma compra pela internet no ano de 2013. Para ter uma ideia, apenas no primeiro semestre de 2013 o comércio eletrônico teve um faturamento de 13 bilhões de reais. E esse número tende a crescer ainda mais nos próximos anos.

Hoje em dia é possível encontrar qualquer produto na internet, desde artesanais até os mais convencionais como eletrodomésticos, móveis e eletrônicos em geral. E esse mercado não se torna abrangente apenas na variedade de produtos, mas também em possibilidades, uma vez que ele é ocupado por grandes varejistas, pequenas e microempresas e também por vendedores físicos ou informais.

Mas comprar pela internet requer algumas medidas preventivas de segurança para evitar “dores de cabeça”, como a não entrega do produto comprado. Veja como proceder na hora de fazer uma compra:

• Pesquise a idoneidade da empresa: Procure saber se a empresa na qual você está comprando é realmente séria. Fazendo uma pesquisa no Google ou no site Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) você confere a opinião de outros compradores. Verifique também se a empresa oferece em seu site dados como telefone de atendimento, endereço físico, CNPJ, etc.

• Opte por pagar com intermediadores: Verifique se no site onde você está comprando é aceito o pagamento via sistemas intermediadores como PagSeguro, PayPal, MercadoPago (No site Mercado Livre), etc. Dessa forma, você efetua o pagamento a um dos serviços e só libera o dinheiro para a empresa/vendedor depois que seu produto chegar em sua casa. Em caso de problemas você pode abrir uma disputa e o intermediador ressarce o seu dinheiro.

• Desconfie de preços absurdamente baixos: Faça uma comparação de preços em várias lojas virtuais. Se o preço estiver muito abaixo do que a média, a probabilidade de falcatruas é muito grande.

• Leia bem as especificações: Fique atento a todas as especificações do produto, as condições e meios de entrega e a política da empresa quanto à devolução de mercadorias.

• Verifique se o site é seguro: Antes de enviar dados pessoais importantes como CPF, endereço e número do cartão de crédito, verifique se o site tem o endereço prefixado por “https” e se possui um ícone de cadeado colorido e fechado.

• Direito de arrependimento e pós-venda: Você tem o direito de arrependimento em até sete dias úteis após o recebimento do produto. Após receber o produto guarde a nota fiscal e certificado de garantia, para caso precise no futuro.

Tomando essas precauções você poderá desfrutar, sem problemas, de tudo que o comércio eletrônico oferece de melhor. Boas compras!

*Rafael Pinheiro é professor da área de Informática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Capivari.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

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