MombucaNotícias

Mombuca comemora 49 anos

31/03/2014

Mombuca comemora 49 anos

Emancipação político-administrativa é lembrada com exposição de orquídeas, feira, missa, marco cívico e sessão solene

Em 21 de março de 1965, a emancipação político-administrativa de Mombuca marcava a história do município, que começou a ser construída em 1889, quando Aristides Cavicchiolli se fixou às margens do Ribeirão de mesmo nome e iniciou a formação de um pequeno povoado. A cidade, que completa nesta sexta-feira 49 anos, possui 3.266 habitantes distribuídos numa área territorial de 133.698 quilômetros quadrados, segundo dados do Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sob as dependências capivarianas, foi elevada a Distrito de Paz no dia 24 de dezembro de 1934, pelo interventor Federal no Estado de São Paulo, Armando Salles de Oliveira, tornando-se município 60 anos mais tarde, por meio de uma comissão liderada por Eugênio de Oliveira.

Até 2010, meninos e meninas entre 10 e 14 anos predominavam entre os mombucanos, sendo 158 e 141, respectivamente. Por outro lado, conforme dados do IBGE, naquele ano viviam na cidade pelo menos dois homens com idades entre 90 e 94, e uma mulher entre 95 e 99 anos. A cultura canavieira, principal economia do município, é acompanhada de outros comércios, como a tecelagem, a reciclagem, as fábricas de móveis, graxas e óleos lubrificantes e a metalúrgica.

Portal da cidade (Foto: Lázaro Narciso)

No tupi-guarani, Mombuca origina-se da palavra “mombuka”, nome dado a uma pequena abelha da família dos meliponídeos (ou abelhas sem ferrão), já extinta, que existia em grande quantidade na região na década de 60, e fazia suas colmeias no chão, também conhecida como mambucão e papa-terra.

Além da área urbana, a cidade é favorecida por uma extensa faixa de vegetação, com cachoeiras e lagos, que chama a atenção de turistas estrangeiros e integra a rota dos peregrinos do Caminho do Sol, que percorrem 241 quilômetros entre Santana de Parnaíba e Águas de São Pedro.

Cachoeiras Serra D’água e do Sítio Batagin, Lagoa Santa Bárbara, Mata do Pinheiro, Monte Belo, Capela em Ruínas e os passeios de charrete são algumas das opções turísticas que proporcionam contato maior com a fauna e a flora de Mombuca.

Há 15 quilômetros de Rio das Pedras, fazendo divisa com a cidade, a Mata do Pinheiro, por exemplo, preserva uma variedade de vegetações da Mata Atlântica, assim como espécies de animais, como o macaco bugio. A trilha da pequena e tranquila cidade, típica do interior paulista, compõe a imensidão de belezas naturais que podem ser apreciadas e descobertas por lá.

Exposição de orquídeas fez parte das comemorações (Foto: Divulgação/Prefeitura de Mombuca)

Comemoração

A Prefeitura Municipal preparou uma programação especial para festejar o aniversário da cidade. A comemoração teve início na sexta-feira, 14, com a primeira Exposição de Orquídeas, que recebeu a visita da população até o domingo, 16, no Centro de Lazer. O evento foi organizado pelo Círculo de Orquidófilos de Capivari e reuniu centenas de pessoas, além de expositores de toda a região.

De acordo com a prefeitura, pelo menos oito cidades trouxeram as belezas de diversas espécies da planta para o município. “Foi a primeira experiência em Mombuca e o resultado foi muito bom. Os apreciadores das orquídeas nos visitaram e já pretendemos trazer mais feiras para cá”, conta o presidente do círculo, Umberto Pagoto.

Na mesma data, aconteceu a Feira de Artesanato, por meio da iniciativa do Fundo Social de Solidariedade (FSS). “Tivemos uma ótima Feira e o que mais nos deixa felizes é ter a oportunidade de mostrar o trabalho do FSS. A exposição e a feira foram os sucessos do final de semana na cidade”, afirma a prefeita Maria Ruth de Oliveira (PR) durante o encerramento do evento.

A programação dos 49 anos de emancipação político-administrativa continua com o Ato Cívico, que será realizado no dia do aniversário, sexta-feira, 21, às 8h, em frente a prefeitura. À noite, haverá a solenidade de entrega do título de Cidadão Mombucano, na Câmara Municipal. A cerimônia tem início às 19h30.

Depois, no sábado, 22, às 19h30, acontece a Missa Solene de Ação de Graças pelo Aniversário da Cidade, na Paróquia São Pedro, com a participação da comunidade e do Grupo Mombuca Cidade Esperança. Ao término da celebração, haverá a distribuição do tradicional bolo de aniversário, com apresentação da Corporação Euclides Colaneri, de Capivari.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?