Criadora do projeto de lei em 1997, Pasqualina Boaventura de Almeida também esteve presente na noite comemorativa
RAFARD – Na noite de quinta-feira, 6, a Câmara homenageou oito mulheres em comemoração ao Dia Internacional da Mulher: Antônia Lazarin, Ana Teodoro, Cristiane Rossi, Lazinha Dias, Maria Aparecida Jeronimo, Pasqualina de Almeida, Sonia Ricomini e Zenaide Sotto. A solenidade aconteceu às 20h.
Na ocasião, três mulheres foram convidadas para comentar um pouco sobre o Dia da Mulher e contar suas experiências. A capitã Danieli Almeida falou sobre a família e cobrou das mulheres o resgate da mesma na questão da educação, do rezar, do respeitar os pais, os avós e as autoridades, em prol de uma sociedade melhor. Depois, a enfermeira Fátima falou sobre a saúde da mulher e sobre a família também.
A deputada estadual Ana Perugini (PT), por sua vez, dentre vários assuntos, dividiu a experiência como mulher e deputada e disse ter sido marcada pela oração e pelo louvor apresentado pela cantora Jucimária Mendes. Representando todas as homenageadas da noite, a ex-vereadora Pasqualina Boaventura, criadora, junto ao ex-vereador Pedro Fontolan, do projeto de lei que comemora o Dia da Mulher, lembrou que a lei é de 1997, ano em que foi a primeira vereadora mulher e negra da cidade. “Foi um desafio”, conta.
Hoje, Pasqualina se diz feliz em poder ver os filhos, os netos e os vereadores comemorando essa data. Também fizeram uso da palavra as vereadoras Daniela Parra (PSDB) e Ângela Barbosa (PMDB), o prefeito César Moreira (PMDB) e o presidente da casa Alexandre Juliani (PMDB), que agradeceu todos os presentes e finalizou lendo uma pequena homenagem.
Em meio ao público e autoridades presentes, compareceram, ainda, os vereadores Luiz Brito (PSC), Alexandre Fontolan (PSDB), Wagner Bragalda (PMDB), Marcelo Frederico (PTB) e Rodolfo Minçon (PPS).
Homenagens no Centro Cultural
A Prefeitura Municipal de Rafard realizou na sexta-feira, 7, uma tarde de homenagens no Centro Cultural Júlio Henrique Raffard. Dentre as homenageadas, estiveram presentes servidoras públicas, membros femininos da Terceira Idade, prestadoras de serviço do Centro Cultural, a primeira-dama Therezinha Moreira e a esposa do vice-prefeito Sônia Maria Bueno, dentre outras mulheres, destaques na sociedade pelo trabalho que desempenham.
Na oportunidade, a Diretoria de Cultura planejou uma apresentação musical realizada por membros do Projeto Guri. “As homenagens tiveram o objetivo de reconhecer a importância do trabalho da mulher na sociedade, sendo que para isso escolhemos algumas representantes, no intuito de homenagear a todas as mulheres da cidade”, explica o diretor de Cultura Ivênio Pires.
A Diretoria de Saúde também distribuiu botões de rosas com mensagens a todas as mulheres que trabalham pela saúde de Rafard, e a Assistência Social programou homenagens no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para a próxima semana.