Carta do Leitor

Em memória a meu querido pai

Luiz Ortolani faleceu em 6 de março de 2004, com 89 anos (Foto: Arquivo pessoal)

Espaço do leitor | Por Luiz Hortolani Júnior (Ginho)*

Nasceu em 9 de dezembro de 1914, na Colônia do Café, Fazenda São Bernardo. Filho dos imigrantes italianos Francisco Ortolani e Cezarina Zago.

Casou-se com Nair Pellegrine Ortolan. Tiveram dois filhos: Luiz e Ana Maria. Foi comerciante nesta cidade, sendo seu estabelecimento localizado na Rua Maurício Allain, onde também residiu por longa data.

Teve expressiva participação na vida esportiva, social e política local. Nos esportes foi treinador, conselheiro e presidente dos times rafardenses.

Foi nomeado vice-prefeito do distrito de Rafard, conforme portaria nº 126/56, na administração de Miguel Simão Neto, e devido a sua simpatia e apoio a causa emancipacionista foi exonerado conforme portaria nº 40/58. A partir daí teve efetiva atuação na luta em prol da maioridade do distrito.

Ao lado de nomes como: Archanjo Honora, Emílio Vendramin, Genaro Vigorito, César Aprilante, Armando Garcia e outros batalhou por anos até conquistarem em definitivo a independência de Rafard.

Na primeira eleição municipal foi eleito vereador com 94 votos pelo PSP – Partido Social Progressista ocupando a cadeira de Presidente do Legislativo, cargo que exerceu de 1965 a 1969.

No segundo mandato no período de 1970-1971 foi vice-presidente da Câmara Municipal e no período de 1972-1973 foi Presidente do Legislativo.

Luiz Ortolani, cidadão e político exemplar, faleceu em 6 de março de 2004, com 89 anos, no mês de 39º aniversário de sua terra natal.

*Colaboração de texto fornecidos por Sandra e Betico, excelentes funcionários da Câmara Municipal de Rafard

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?