Opinião

Politicaliente

Túlio Darros é jornalista e publicitário (Foto: Arquivo pessoal)

Coluna | Por Túlio Darros

De volta – “Ói nóis aqui traveiz”… o tempo passa, o tempo voa e é difícil ficar sem praticar a arte dos bons pitacos, fofocas verdadeiras, puxões de orelha e é claro, massagear o ego dos que exibem o bom comportamento. Voltamos imbuidos da missão ora eternizada pelo grande médium Chico Xavier: “embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” Torcendo por uma leitura sadia e descontruindo o bordão do querido comunicador Chacrinha, eu não vim para confundir e sim para explicar. Sirva-se!

Parabenizando e confortando – A vereadora Angela da Enfermagem usou a tribuna livre na última sessão para parabenizar a equipe da festa em louvor à Nossa Senhora de Lourdes e prestou condolências a duas famílias enlutadas.

Recape e estacionamento – A parlamentar reforçou o pedido de recape nas ruas, já anunciado pelo Governo Municipal e solicitou a construção de um estacionamento em frente a Escola Municipal Josefina Chiarini Borghesi.

Verba – O vereador Dóca agradeceu o deputado Vicentinho por uma verba de R$ 270 mil para a cobertura e reforma da quadra na escola Aurélio Sotto, na Popular de Rafard.

Bronca? – Uma indicação e um requerimento do vereador Dóca foram direcionados à Guarda Municipal de Rafard. Ele requereu informações para saber se os guardas municipais estão qualificados para andarem armados; se após o expediente os mesmos podem levar as armas para a casa; se os mesmos podem fazer patrulhamento armados; qual a função dos guardas municipais e em caso de atuação de menores, se os mesmos podem tomar alguma providência. Na indicação, o vereador pediu estudos visando a colocação de relógios de ponto em todos os prédios municipais, com a justificativa de que é de competência da Guarda Municipal zelar pelo bem público e desse modo teria um controle para saber realmente se estão cumprindo com suas obrigações. O vereador declarou na tribuna que algumas pessoas não gostaram dos questionamentos. De acordo com informações, o vereador estaria descontente com certos excessos cometidos por alguns guardas em abordagens. “Doa a quem doer!”

É brincadeira! – Dóca criticou a empreiteira que presta serviços de limpeza na cidade e denunciou o atraso de cestas básicas aos funcionários e a falta do uso de EPIs. Segundo o vereador, a empresa é multada constantemente e nenhuma providêcia é tomada.

Indicando – O vereador Alexandre Fontolan cobrou o conserto de um vazamento de água na esquina das ruas Marechal Deodoro da Fonseca com a Nossa Senhora de Lourdes, e estudos para que seja construída uma valeta para escoamento de água. Fontolan também pediu a reativação do campo de areia na Rua Domingos Ruzza, na Popular de Rafard.

Cobrança – Alexandre colocou em questão um assunto importante que diz respeito às condutas de todo cidadão. Ele solicitou à prefeitura que envie o projeto do Código de Posturas para votação, que está tramitando desde 2013. Segundo ele, existe a necessidade de regularizar diversas questões como calçadas, lixo, cercas de arame farpado no Centro da cidade, ambulantes, etc.

Ponte da amizade – O vereador também requereu informações sobre a construção da passarela que liga a parte baixa de Rafard ao Bairro Morada do Sol de Capivari. De acordo com Alexandre, a ligação poderia aumentar as vendas no comércio, gerando mais impostos ao município. A ideia é boa, mas será que muda alguma coisa?

Audiência Cultura – A vereadora Daniela Parra falou sobre a ida à São Paulo, onde foram expostos vários caminhos para conquistar novas oficinas culturais para o Centro Cultural Julio Henrique Raffard.

Socorro – A pedido de alguns membros da Terceira Idade a vereadora disse que visitou o Ginásio Municipal e identificou diversos problemas, como a dificuldade em abrir o portão de entrada, redes laterais rasgadas, o único bebedouro não funciona, falta de limpeza no chão, os banheiros sem limpeza e manutenção impossibilitam o uso e não há uma saída de emergência no local. Daniela pediu que além das reformas, o ginásio necessita de um zelador, manutenção e limpeza constante. O local vem servindo para abrigar feirinhas e circo, talvez devesse mudar o nome para “Espaço Municipal de Eventos”. Pra pensar… brincadeeeeiiirrrraaaaaaa!

Trânsito – Daniela Parra pediu ao chefe de trânsito e também à Guarda Municipal, ações conjuntas para garantir a segurança das crianças nas escolas municipais. Segundo ela, motoristas tem cometido abusos e desrespeitado os limites de velocidade. De acordo com ela, a solução seria a realização de ações educativas.

Clima quente – Ao concluir o uso na tribuna livre, a vereadora Daniela tentou justificar que não havia apresentado nenhuma indicação ou requerimento na pauta porque não teve tempo de protocolar os documentos no prazo estipulado pela Casa de Leis. A colocação causou a ira do presidente da Câmara, que rebateu o posicionamento da vereadora alegando que todos os vereadores estão cientes da regra desde o ano passado e que o parlamentar tem que ter tempo de ir à Casa de Leis para saber o que está acontecendo. “Eu não preciso vir na Câmara para saber o que está acontecendo. Eu sou vereadora do município, não vivo da política, eu vivo do meu trabalho”, rebateu a vereadora. O embate continuou quando o presidente Alexandre Juliani fez uso da tribuna e leu a circular que estabelece o prazo limite para protocolar documentos para a pauta que antecede cada sessão. A vereadora pediu aparte, que foi negado pelo presidente com a justificativa de que o nome da parlamentar não foi citado pejorativamente. No recesso de 15 minutos, o clima esquentou e os envolvidos discutiram o fato nos bastidores. A situação causada pela discussão foi tachada como desnecessária por alguns pares e pessoas que presenciaram a cena. O momento é de união em benefício do bem comum e não de intrigas. Vale refletir!

Buscando – O vereador Marco Brigatti cobrou uma prestação de contas da prefeitura, referente à 1ª fase do programa Busca Ativa, realizado no período de 17/07/13 a 18/08/2013. Brigatti quer informações sobre qual o verdadeiro intuito do referido programa; o conteúdo do formulário usado; o resultado e por que não foi divulgado; se o programa beneficiou ou beneficiará alguém; se as famílias que estavam recebendo auxílio bolsa família irregularmente pararam de receber o benefício; se os que não recebiam o Bolsa Família, após o programa passarão a receber; qual o valor gasto para custear o programa com as visitadoras: em salário, blusa de frio, protetor solar e refeições e se o município pretende realizar a 2ª fase do programa e pra quê? Em sua justificativa, o vereador diz que por se tratar de um programa municipal custeado pela prefeitura e com dinheiro público, nada mais justo que se faça a prestação de contas.

Trânsito II – O vereador Marcelo Puf pediu que o setor de trânsito viabilize estudos para corrigir a Rua Tuiuti e Pracinha Fábio. Segundo o vereador, em partes de ambas as ruas, tem mão dupla, e isso não pode existir, pois elas são paralelas e separadas por um canteiro central, lembrando muito bem uma avenida. “Qualquer motorista, de no mínimo conhecimento vai imaginar que são mão únicas, podendo causar acidentes”.

Apelo – Wagner Bragalda pediu a conscientização dos moradores quanto ao uso da água, que coloquem a mão na consciência e não desperdicem lavando carros e calçadas. Uma hora vai faltar e não vai adiantar reclamar!

Carona – O vereador também denunciou que algumas mães tem se aproveitado do ônibus escolar da prefeitura que transporta as crianças da parte baixa da Popular até a escola Aurélio Sotto. Segundo ele, as mães sentam nos bancos obrigando as crianças a virem de pé no corredor do ônibus. Oh mamãe, põe a mão na consciência!

Projeto – Wagner está lutando pela reativação da Banda Marcial Allan Rolin Barbosa, que deverá ser aprovado pela Secretaria de Cultura e custeado pela Raízen, contando com a participação de crianças, jovens e adultos de Rafard. Boa!

Obrigado – Bragalda pediu o reconhecimento de cinco voluntários que integravam o Conselho Municipal de Assistência Social e serviram o município durante cinco anos. O conselho foi destituído pelo atual governo. O vereador pediu um agradecimento a estas pessoas. “Um muito obrigado todo mundo gosta de ouvir de vez em quando”. Verdade vereador!

Exumação – Durante o uso da tribuna livre, o vereador Rodolfo Minçon denunciou o uso de sacos impróprios quando realizada a exumação de corpos no Cemitério Municipal. Segundo ele, existem recipientes próprios e com alta durabilidade para tal serviço, que auxiliariam na organização das ossadas.

Solidariedade – O vereador pediu ajuda para alcançar a meta de 100 bolsas de sangue durante a campanha de doação que acontece neste sábado, 22. Rafard precisa triplicar os números atuais para atingir a meta, que há oito anos, chegava a 120 bolsas. Acorda povo, salve uma vida!

Encontro – Os vereadores Rodolfo Minçon e Marco Brigatti participaram do primeiro encontro regional do PROS em Campinas, que contou com o pré-candidato ao Governo do Estado, Alexandre Padilha.

Por hoje é só. Semana que vem, se Deus quiser, estaremos de volta. Bom final de semana e até a próxima!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?