Geral

Porto Feliz recebe oficina móvel de xilogravura

Caminhão compactador recebido do Governo do Estado

A cidade de Porto Feliz recebe no dia 7 de fevereiro, na Praça Dr. José Sacramento e Silva (Praça da Matriz), das 14 às 17h, uma oficina de xilogravura, o Xilomóvel – Ateliê Itinerante.
O projeto Xilomóvel é um ateliê de arte itinerante que leva oficinas de gravura em madeira voltadas para público acima de 14 anos e pode ser desenvolvida em qualquer local. Os responsáveis pelo projeto levam todo o material necessário, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer a técnica, produzir uma matriz de xilogravura e imprimi-la, levando para casa a estampa.
O Xilomóvel já percorreu mais de 12 mil quilômetros, passando por todo o interior paulista e realizando oficinas de xilogravura com aproximadamente 13 mil pessoas. Contemplado pela Funarte com o Prêmio Interações Estéticas – Residências em Pontos de Cultura em 2009 e 2010, o grupo é composto pelos artistas plásticos Luciana Bertarelli, Márcio Elias e Simone Peixoto, todos com formação sólida e vasta experiência artística.
As inscrições são gratuitas e com número de vagas limitadas e podem ser feitas na Casa da Cultura Dona Narcisa Stettener Pires, 123, no Centro.
A realização da oficina é da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Oficina Cultural Grande Otelo, com apoio da Prefeitura de Porto Feliz.

Mapa Cultural
Representando Porto Feliz, o grupo de teatro participou na tarde de quinta-feira, 16, da fase regional do Mapa Cultural Paulista. O evento foi realizado
às 15h na Oficina Grande Otelo, em Sorocaba.
O Mapa Cultural Paulista é organizado em parceria do governo paulista com a Abaçaí Cultura e Arte. Desde 1995 é realizado com o objetivo de mostrar e valorizar o trabalho de produções culturais nas categorias de Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo.
Caminhão
Já está no município o caminhão compactador vindo através de verba do Governo do Estado. O secretário de Obras Carlos Veronezi, foi até Sorocaba na quinta-feira, 9, para receber o caminhão na concessionária Iveco.
O convênio com o Governo do Estado foi assinado no fim do ano passado pelo Prefeito Levi Rodrigues Vieira em cerimônia com a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas. Na ocasião, mais de 170 municípios assinaram o convênio.
O Governo do Estado repassou recursos no valor de R$ 194.025,00 para aquisição do novo veículo. A compra dos equipamentos foi feita diretamente pelos municípios baseada em uma ata de preços realizada pelo Governo do Estado.

Feira do empreendedor
O Posto Sebrae/SP de Atendimento ao Empreendedor de Porto Feliz (PAE) vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Urbanismo da Prefeitura de Porto Feliz promove excursão para a Feira do Empreendedor que acontecerá de 22 a 25 de fevereiro no Expo Center Pavilhões Verde e Vermelho, em São Paulo.
O objetivo é propiciar acesso aos caminhos e soluções sobre abertura de empresas, gestão empresarial, alternativas de negócios, novos empreendimentos, inovações tecnológicas, acesso a mercados e ao crédito.
Os interessados deverão efetuar a inscrição no Posto Sebrae que fica na Rua Adhemar de Barros, 340, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As inscrições seguem até a segunda-feira, 20.
Esta iniciativa visa atender exclusivamente os micros e pequenos empresários. Somente pessoas vinculadas a empresas (CNPJ) poderão fazer parte da caravana.
A Feira do Empreendedor é um evento promovido pelo Sebrae, com o objetivo de fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidade de negócio. Ela estimula o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos sustentáveis e difunde o empreendedorismo como um estilo de vida.

Aprovação
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Urbanismo, através da Diretoria Municipal de Meio Ambiente aprovou mais um projeto ambiental. No início deste ano, foi dado o parecer favorável para a elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Engenho D’Água, no valor de R$ 305.280,00.
O Plano de Manejo é um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da APA do Engenho D’Água e promover o desenvolvimento socioambiental das populações locais e a salvaguarda dos tributos ambientais que ensejaram a criação da Área de Proteção.
Para o diretor de Meio Ambiente Alessandro Santos proteger o ribeirão Engenho D’Água é um investimento de grande valor ambiental para o município.
Já o secretário de Desenvolvimento Social e Urbanismo, Michel Alberto Zangeronimo, declara ainda que a APA-Engenho D´Água possui um grande potencial para abastecimento futuro de água para Porto Feliz.

Publicidade

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo