Capivari

Equipe de adestramento conhece canil da Guarda Municipal

Com previsão de inauguração para este primeiro trimestre, o canil da Guarda Municipal de Capivari foi visitado e teve a estrutura elogiada por um grupo de adestramento canino de São Paulo, na tarde de quarta-feira, 8. Entre outras experiências, a equipe tem no currículo a aplicação de treinamentos com o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), ligado à Secretaria da Administração Penitenciária do Estado.
Presente no canil com três adestradores e um cachorro, a equipe realizou uma demonstração básica de preparação de cães para policiamento, deu dicas e expôs equipamentos utilizados nos trabalhos com os animais.
Há doze anos lidando com cachorros, o adestrador Ricardo Rodrigues de Moraes Junior elogiou a estrutura do canil da GM e falou sobre os ganhos que a corporação terá ao incorporar cães aos trabalhos de segurança.
“Os cães se mostram muito eficientes em todos os aspectos. São excelentes para farejamento e policiamento ostensivo. Há também o fator custo-benefício, que é o melhor possível. O animal não recebe salário, não tem dor de cabeça e não falta ao trabalho”, disse.

Seminário
A GM estuda realizar um seminário de adestramento para marcar o início das atividades do canil. A visita dos adestradores serviu para que a ideia começasse a ser “amadurecida”, explica o guarda Leandro de Paula, um dos três agentes da corporação que, em 2013, se especializou em policiamento com cães. “Temos muito há aprender”.
Os primeiros moradores do canil são um labrador e um pastor belga malinois (doados por Itapevi e Santana de Parnaíba), animais já preparados para o trabalho policial. Os cachorros chegaram em dezembro, mas ainda não estão atuando.

Publicidade

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo