A festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição celebra o dogma proclamado pelo Papa Pio IX, em 08 de dezembro de 1854, no qual afirma que Nossa Senhora foi concebida sem o pecado original por privilégio divino. Quatro anos após a proclamação deste dogma, Nossa Senhora aparece muitas vezes, em Lourdes, sul da França, a uma adolescente chamada Bernadete. Em uma das aparições, na festa da Anunciação, Maria se declara “Eu sou a Imaculada Conceição”. Foi a partir dessa revelação que o Cura de Lourdes acreditou nas aparições de Nossa Senhora à Bernadete, uma adolescente iletrada que por si só nunca poderia afirmar tal verdade atribuída à Maria Santíssima.
Esta festa era celebrada desde 1476. O Papa São Pio V introduziu a celebração no Ofício das Horas, recitado pelos padres. O Papa Clemente XI estendeu a festa para todos os cristãos. O Papa Pio IX fez uma consulta aos mais de 600 bispos católicos do seu tempo sobre se deveria ou não aprovar tal dogma, confirmado por mais de 500 bispos favoráveis. Depois uma Comissão Pontifícia fez estudos e preparou a Bula Pontifícia, promulgada solenemente na Basílica de São Pedro.
O texto principal da Bula assim diz: “Após ter ofertado a Deus, sem interrupção, na humildade e no jejum, as orações particulares e públicas da Igreja, por meio do Seu Filho, para que se dignasse dirigir e sustentar a nossa mente com a virtude do Espírito Santo, após ter implorado o socorro de toda a corte celeste e ter invocado com gemidos o Espírito Consolador, por Sua inspiração, para a honra e glória da santa e indivisível Trindade, decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, exaltação da fé católica e incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e nossa, declaramos e definimos a doutrina que sustenta que a Bem-Aventurada Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda a mancha do pecado original, foi revelada por Deus e, por isso, todos os fiéis devem assim crer, firme e inviolavelmente”.
Que Nossa Senhora interceda junto a Deus por todos nós. Maria é o caminho mais seguro para aproximar-nos de Jesus. Que a nossa preparação para o Santo Natal tenha presente a Mãe de Jesus e nossa Mãe. Que nossas Crianças e Adolescentes que estão fazendo a Primeira Eucaristia neste final de ano tenham sempre em Maria a intercessora junto ao bom Deus.