Planejamento impulsiona lojas de rua, shopping e e-commerce a lucrar com a data
Com a proximidade do Natal, principal data para o comércio varejista, a estimativa é de que o período de fim de ano seja bom e supere as expectativas, já que os consumidores, segundo o Serasa Experian, estão renegociando suas dívidas e tendo novamente acesso ao crédito. O Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba está pronto para atender e auxiliar lojistas sobre planejamento para impulsionar as vendas durante o período.
O consultor do Sebrae-SP, José Carmo Vieira de Oliveira, é taxativo e faz um alerta: “Quem quer vender mais precisa correr. A primeira parcela do 13º salário está para ser paga e o comerciante precisa atrair o consumidor para antecipar as compras de fim de ano. Esqueça aquele velho ditado popular que diz que brasileiro deixa tudo para última hora. Faça diferente e bole promoções para as pessoas comprarem agora”, aconselha.
O tempo é curto, mas ainda dá tempo. A palavra chave é planejamento. O especialista em marketing do Sebrae-SP diz que, antes de mais nada, o empreendedor precisa fazer um check-up do histórico de vendas. “Relembre o desempenho dos anos anteriores: quais foram os produtos mais procurados, o que encalhou, quais foram os horários de pico, como foi o preparo da loja, atendimento, quantos funcionários temporários contratou e se teve problema com troca de mercadorias”, recomenda.
No caso de reforçar a equipe o momento de contratar é agora. Faça um contrato com uma empresa de prestação de serviços de 90 dias e, caso seja necessário, renove por mais 90. O funcionário temporário deve ser treinado, tem que conhecer os produtos e também precisa pegar o jeito da loja. A empresa que alocar o profissional precisa ter certidão de regularidade junto ao Ministério do Trabalho e esse empregado precisa ser registrados (CLT).
Outro ponto importante é aguçar os sentidos do consumidor: visão, tato, cheiro e paladar. A vitrine, independentemente do formato do negócio (rua, shopping ou e-commerce), precisa saltar aos olhos e convidar o cliente para entrar ou navegar (no caso da home page do site). “Fragrâncias agradáveis atraem frequentadores e tornam o ambiente mais gostoso. Tocar é uma necessidade da maioria, muitos gostam de mexer nas peças, provar e testar combinações para só depois efetuar a comprar. E, por fim, degustação. O cliente pode ser ‘fisgado pela boca’ independentemente da área de atuação. Claro, se o estabelecimento é voltado para alimentação, é de bom tom oferecer pedacinhos do produto para ser provado na hora. Agora, se o ramo é outro, por que não oferecer um bombom, pedaço de panetone, frutas secas ou café? Gentilezas fidelizam clientes”, ensina Carmo.
Os interessados podem procurar o Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, localizado à avenida Rui Barbosa, 132, Vila Rezende – Piracicaba, para mais dicas para o Natal e vendas de fim de ano, ou pelo telefone (19) 3434.0600.
Loja de rua
– Invista no visual. Decore o estabelecimento com enfeites natalinos;
– Deixe os produtos expostos nos locais com maior tráfego de clientes;
– Os artigos devem ficar na altura do olhar. O ideal é 1,60 metros, o que corresponde à média da estatura do brasileiro;
– Invista na iluminação para o dia e para a noite. A luz certa favorece a mercadoria. A vitrine precisa ser bem iluminada e o reflexo do sol deve ser controlado.
Loja de shopping
– A concorrência está ao lado. O cliente sai da loja e a poucos passos encontra o concorrente;
– Busque um diferencial. Traga mercadorias de outros estados e misture com as peças que já costuma ter;
– Inove na vitrine. Mescle as peças tradicionais com as novas;
– Crie pontos focais. As lojas são pequenas, no geral, então é preciso saber usar o espaço;
– Aposte na venda cruzada. Ofereça mix de produtos. Por exemplo: calça, blusa, sapato e bolsa ou, caso o ramo seja alimentação, bacalhau, azeite, azeitonas e vinho. O freguês é induzido a comprar os quatro. Traga essa estratégia para o seu modelo de negócio.
E-commerce
– A home page também precisa estar no clima festivo. Uma diagramação atrativa e especial para a data é fundamental;
– A navegação precisa ajudar o cliente a ter detalhes do produto. Utilize o sistema de lupa (zoom) para visualização da peça. Ele substitui a necessidade de tocar o produto;
– Transmita confiança. Contrate o serviço de segurança e coloque testemunhais de quem já comprou;
– Respeite o prazo de entrega. Não se comprometa com uma data que não poderá cumprir.
Para os três modelos
– Bom atendimento. No caso da loja de rua e shopping, não escolha o cliente pela aparência. Todos, independente do tipo físico ou da roupa que está vestindo, precisam receber um atendimento impecável. No caso do site, é preciso ter um espaço para o cliente conversar com alguém, seja por e-mail, chat ou telefone;
– Prepare o seu estabelecimento para o grande movimento. Agilidade e paciência são fundamentais.
Fidelização
Aproveite o movimento intenso para cadastrar todos os clientes. Faça uma planilha simples com nome, telefone, endereço e e-mail. Com essas informações você poderá avisá-lo sobre promoções e lançamentos por meio de malas diretas ou e-mail marketing.