A Celebração de Finados sempre nos desperta para rezarmos pelos nossos entes queridos que já partiram para a eternidade. A limpeza dos túmulos e a colocação de flores e de velas chamam a atenção das pessoas que nesta ocasião visitam os cemitérios. É o dia do ano em que os cemitérios mais recebem visitas, pois todos temos pessoas queridas que se encontram sepultadas em um deles, ou então que foram cremadas e suas cinzas foram jogadas em lugares queridos dos que morreram ou estão em um local de nossa residência onde sempre nos recordam, na saudade e no carinho, a lembrança deles.
A morte é certa para todos nós. Ninguém vai ficar de semente. Ela vem para todos, rico ou pobre, branco ou negro ou amarelo, gordo ou magro, santo ou pecador, pessoa religiosa ou não. É certo que, no geral, não temos pressa da hora da morte, mas todos sabemos que ela virá. O importante é que nos encontre preparados e juntos da graça de Deus. A morte é o começo da vida sem fim. É o preço que pagamos devido ao pecado ter entrado no mundo. Deus criou o homem e a mulher para a vida eterna, mas o pecado de nossos primeiros pais é que trouxeram a morte, o cansaço e o sofrimento.
A preocupação nossa não deve ser com um velório concorrido, um lindo funeral, um túmulo bonito ou a limpeza dele. A vida é mais importante que a morte. Deus nos colocou aqui na terra para vivermos bem, com uma vida decente e digna. A maioria dos santos tem sua festa celebrada no dia de sua morte, que marca o início de suas vidas em Deus. Como seguidores de Jesus devemos sempre batalhar para que a vida das pessoas, desde o ventre materno até a morte natural, sempre prioridade e mereçam o respeito de todos, pois somos criados à imagem e semelhança de Deus.
O melhor que podemos fazer para as pessoas queridas que já morreram é rezar por elas. Não importa se a pessoa morreu há muito ou pouco tempo. Deus é eterno e a nossa súplica chega até ele em benefício de qualquer pessoa, apesar do tempo. Outro aspecto interessante é que as pessoas que já morreram e estão com Deus são nossas intercessoras. Elas pedem a Deus para que todos nós também possamos trilhar o caminho do bem, já antecipando aqui na terra aquilo que nos aguarda no céu: a presença beatífica do nosso Deus, que criou este mundo para nós e quer que nós cuidemos muito bem dele, priorizando as pessoas.