Capivari

Defesa Civil inicia planejamento para Operação Verão

Ao longo do ano, órgão tem se estruturado para atuar na prevenção e gerenciamento de desastres

A Defesa Civil já trabalha no planejamento da Operação Verão 2013/2014. No próximo dia 31, o órgão se reúne com representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e do Consórcio PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) para definir parâmetros dos trabalhos a serem executados entre 1º de dezembro e 31 de março de 2014, período com maior incidência de chuvas.

Durante a operação, explica o diretor da Defesa Civil, Ricardo Lourenço de Souza, o órgão intensifica os trabalhos de monitoramento do nível do Rio Capivari, acompanhamento de índices pluviométricos e boletins meteorológicos, vistorias de campo e aferição da régua (instrumento que auxilia nas ações preventivas de alerta e retirada de famílias que vivem em áreas de risco e ribeirinhas).

Publicidade

Para a execução dos trabalhos, a Defesa Civil terá o apoio das secretarias municipais. Segundo Souza, uma Instrução Normativa define ações de gerenciamento para casos de enchentes e cria o Sistema Municipal de Defesa Civil (Simdec). “O município deve estar preparado para situações adversas que podem ocorrer neste período mais chuvoso”, diz.

Estruturação

Ao longo do ano, a Defesa Civil tem desenvolvido trabalhos de conscientização e estruturação. O órgão iniciou no primeiro semestre um projeto de apresentação de palestras com temática ambiental em escolas municipais, estaduais e particulares. Entre outros temas, a atividade aborda como a ação do homem interfere no meio ambiente e contribui para a ocorrência de enchentes.

Atendendo determinação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), o município agora possui um órgão criado especificamente para atuar na prevenção e gerenciamento de desastres – sejam eles naturais ou provocados pelo homem. Trata-se da Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil).

Com a criação da Comdec e a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o órgão conseguiu obter o “Cartão de Pagamento de Defesa Civil”, concedido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil para o repasse de recursos da União para situações de emergência ou estado de calamidade pública.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo