O documentário “Em busca do Unhudo”, escrito e dirigido por Carlos Carvalho Cavalheiro e produzido por Ricardo Conrado Schadt, foi exibido no encerramento da “Semana do Folclore de Porto Feliz”, na última sexta-feira, dia 23 de agosto.
O enredo do filme baseia-se na lenda do “Unhudo da Pedra Branca”, personagem do imaginário das cidades paulistas de Dois Córregos e Mineiros do Tietê. O Unhudo, segundo as histórias correntes, é um “corpo seco”, ou seja, uma pessoa que após a morte não teve a putrefação de seu corpo e vive perambulando entre os vivos. Dizem que ele ataca as pessoas que agridem a natureza ou que colhem frutas silvestres da região da Pedra Branca, um platô onde se acredita seja o seu habitat.
Filmado nos dias 16 e 17 de dezembro de 2011, nas cidades em questão, o documentário traz em seus 28 minutos os relatos de pesquisadores, historiadores e pessoas do povo que comentam as várias versões da lenda.
No final, o documentário mostra como as duas cidades se apropriam desse personagem de formas diversas.
A exibição do documentário foi realizada na “Estação das Artes Assumpta Marchesoni Rogado”, em Porto Feliz, e contou com concorrido público formado por professores, estudantes e militantes de diversas áreas da cultura e da arte.
Ao final da exibição ocorreu um bate-papo com o diretor e o produtor do documentário que responderam a diversas perguntas do público. O auge do evento foi a apresentação do ator Messias, caracterizado como “Unhudo” e que apareceu de repente, surpreendendo o público.
A Semana do Folclore de Porto Feliz contou ainda com Sarau comemorativo, exibição do filme “Narradores de Javé” e apresentação da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.