Geral

Exposição busca resgatar memória das noivas

Maio é o mês das noivas, e com isso, a Secretaria de Cultura com o intuito de resgatar a memória local, realizará uma exposição, com o nome: “Noivas de Rio das Pedras… um passeio no tempo”. O evento que conta com o apoio de antigos membros do Instituto Histórico e Geográfico de Rio das Pedras, o IHGRP, e moradores que estão ligados à história da cidade, ocorrerá no Espaço Cultural “Deise Gorga”, localizado no Centro Pedagógico Engenheiro Prefeito Antônio Costa Galvão, entre os dias 17 a 25 de Maio.
A ideia da exposição surgiu da necessidade de um evento diferenciado, centrado num tema que encanta e abrange diferentes níveis socioeconômicos, e que tem como base a experiência e o sucesso de uma exposição do mesmo gênero que foi feito anteriormente pelo IHGRP.
Serão apresentados diversos materiais de diferentes épocas, que são relacionados ao tema, tais como: vestidos de noivas, fotos, acessórios, convites, curiosidades e decoração condizente.
Para o sucesso da exposição é importante a participação da população. Não apenas prestigiando o evento, mas também emprestando materiais, que podem ser levados à Secretaria de Cultura ou retirados nas residências mediante contato prévio pelo telefone (19) 3493-6300 ou pelo e-mail: [email protected], sendo que a Secretaria fica responsável pelos materiais emprestados.

Unimep
Os alunos do 7º semestre da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), campus Santa Bárbara D’Oeste, visitaram Rio das Pedras na última terça-feira (09/04) para desenvolver trabalhos acadêmicos com foco na restauração e reestruturação de prédios e dependências do município. Rio das Pedras foi escolhida por fazer parte do Aglomerado Urbano de Piracicaba.
A recepção aos estudantes ocorreu no Centro Cultural e Pedagógico Engenheiro Prefeito Antônio Costa Galvão. Estiveram presentes secretários e vereadores da cidade.
Depois das apresentações, o secretario de Planejamento e membros da secretaria foram a campo com os alunos para apresentar pontos da cidade que já foram identificados como locais que podem ser reaproveitados para abrigar atrações recreativas e culturais. É o caso da antiga Usina Bom Jesus, que fica na área central do município. Os alunos estavam acompanhados pelo professor de arquitetura Dirceu Rother Junior (Nuno) e pelo coordenador do curso Natanael Macedo Jardim, que orientarão o desenvolvimento dos trabalhos.
Depois de concluídos, os trabalhos acadêmicos serão apresentados para o prefeito de Rio das Pedras Júlio César Barros Ayres (PPS), o Dr. Júlio. Esses trabalhos poderão ser aproveitados pela Prefeitura para auxiliar no desenvolvimento de futuros projetos.

Integração
O projeto “Oi, tô aqui!” idealizado pela psicóloga Cristina Zanbom e pela terapeuta ocupacional Priscila Brancatti em parceria com o Cead (Centro Educacional de Assistência ao Deficiente) proporcionou na última sexta-feira, 05/04, um passeio para os seus membros.
Os integrantes do projeto foram ao Shopping Piracicaba e lá assistiram a um filme no cinema e fizeram um lanche na praça de alimentação.
O grupo é formado por jovens e adolescentes que possuam alguma necessidade especial e busca fazer com que essas pessoas interajam com a sociedade, visando sua autonomia e independência.
Com isso, eles ficaram incumbidos de ir ao caixa, fazer o pedido e pagar sua conta, para que pudessem colocar em prática o que é ensinado nas sessões de terapia.
Para a aluna e participante do projeto Edicléia Aparecida, o passeio foi um momento muito especial. “Eu quase nunca saio de casa, e esses passeios realizados pelo grupo me proporcionam uma alegria que muitas vezes não tenho com minha família” – disse ela.
Sessões de 40 minutos de terapia são realizadas semanalmente com os integrantes. A terapeuta ocupacional Priscila Brancatti relata que está satisfeita com os resultados do projeto, pois os alunos que já estão há algum tempo participando mostram evoluções constantes.
Jovens e adolescentes que tenham alguma necessidade especial e queiram participar do grupo, podem inscrever-se na secretaria do Cead.

Dengue
A Secretaria de Saúde de Rio das Pedras realizou no último sábado (06/04) um mutirão de combate à dengue no entorno do bairro Santo Antônio. Além da equipe de Visitadores Sanitários, alguns funcionários da Prefeitura se voluntariaram para ajudar na limpeza do local. A Secretaria de Obras e o Departamento de Serviços Urbanos cederam caminhões e máquinas para realizar o trabalho.
O intuito da operação foi eliminar possíveis criadouros do mosquito. Para isso, foram retirados entulho e lixo que estavam espalhados pelo bairro. O mato alto também foi roçado e os moradores receberam orientações para se prevenir contra a dengue.
Além disso, um caminhão passou pelas ruas do bairro pedindo para os moradores colocarem na rua os móveis usados que não tinham mais utilidade. Eles foram recolhidos para receberem um descarte adequado; isso foi feito para que a população não acabe descartando o material em local inadequado.
Ressaltando que, de acordo com a Lei 2202, de Abril de 2002 (que dispõe sobre a limpeza de terrenos do Município), os proprietários têm a obrigação de manter suas posses em estado de limpeza, pois a lei regulamenta que após aviso na imprensa local, os donos dos terrenos tem um prazo de 10 (dez) dias para efetuar a limpeza e a capinação. Se não efetuada a limpeza, a Prefeitura tem o direito de limpar e cobrar do titular os devidos encargos previstos na lei.
No próximo sábado (13/04) o bairro Nosso Teto receberá o mutirão. Os trabalhos serão realizados em todos os bairros do município.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?