Por Túlio Darros – Jornalista e Publicitário
Diretor Proprietário do Jornal O Semanário Regional
Sucesso – O jantar dançante em comemoração ao 48º aniversário de Rafard, organizado pelo Rotary Club, foi um sucesso. O salão paroquial ficou completamente lotado e os presentes aprovaram a apresentação da banda Medida Certa e o buffet Pallatus. Parabéns!
Presença – A prefeita da cidade irmã, Mombuca, também esteve presente, acompanhada por familiares. Ruth aproveitou para soprar as velinhas ao lado do prefeito de Rafard, César Moreira.
Pé de valsa – Destaque para o vereador Wagner Bragalda, que não parou um minuto sequer de dançar, chamando a atenção dos presentes no jantar do Rotary.
Geladinha – Chumbão, Marcelo e Carlão deram um show de atendimento no bar, durante o jantar dançante. Estava tudo geladinho!
Mais festa – Na noite de hoje (sexta-feira, 22), a Raízes FM realiza o show de aniversário da cidade, na rua Maurício Allain, a partir das 19h. Presenças confirmadas de Ronny e Rangel, e também do grupo Art Popular.
Adrenalina – No domingo (24), a partir das 9h, acontece o rally de gaiolas, atrás do Centro Cultural “Júlio Henrique Raffard”. Vale a pena conferir!
Pressão – O presidente da Câmara de Rafard, Alexandre Juliani, não participou da última sessão ordinária, realizada na terça-feira (19). Juliani teve um pico de pressão alta e teve que ser levado ao hospital.
Assumindo – Com a ausência de Juliani, a vereadora Daniela Calil Parra Anacleto assumiu a presidência da Casa de Leis durante a quarta sessão ordinária do ano. Daniela conduziu os trabalhos com pinta de quem já tem experiência de causa. Dizem por aí que ela já está esquentando a cadeira para 2015!
Fofoquinhas – É vergonhoso saber que nos dias de hoje ainda existem pessoas ‘trabalhando’ em setores do poder público, preocupadas em ‘ferrar’ os outros. Através de fofoquinhas, instigam intrigas alheias, gerando desconfortos nos relacionamentos profissionais. O pior de tudo é que, na ânsia de jogar ‘colegas de trabalho’ na fogueira, envolvem pessoas que nada tem a ver com a história. É pakaba!
Ausências – Sentimos a falta de diversas personalidades e autoridades municipais do Executivo e Legislativo no jantar em comemoração ao aniversário de Rafard.
IPREM – O Executivo apresentou na última sessão de Câmara, o projeto de lei complementar 04/2013, que cria o Instituto de Previdência do Município de Rafard (IPREM), para gerir em regime próprio a previdência social dos servidores públicos municipais e sua estrutura administrativa, do Fundo de Previdência Social, em substituição ao Fundo de Previdência Municipal (FPS). O projeto entra na ordem do dia para votação na próxima sessão.
Mudança – Foram aprovados por unanimidade, os projetos de decreto legislativo que alteram as indicações das homenagens da sessão solene de aniversário da cidade. O deputado Vicentinho recebeu o título de Cidadão Rafardense das mãos do presidente da Casa, Alexandre Juliani. Já a vereadora Daniel Parra entregou o título de Honra ao Mérito à Heitor Turolla. A medalha Luiz Ortolani foi entregue à senhora Marlene Rosato, com indicação do vereador Marcelo Frederico.
Polêmica – Os vereadores Alexandre Fontolan e Daniela Parra questionaram durante a última sessão, através de requerimento, por que o percentual do reembolso, que já havia diminuído de 50% para 40%, agora diminuiu para 30%. No requerimento eles indagam se a Prefeitura pretende aumentar esse percentual, e quando? A verdade é que como a lei é vaga e a situação financeira das pessoas não é pesquisada a fundo, todos recebem o auxílio. Trabalhar com porcentagens menores para quem pode pagar e maiores para quem não pode seria uma saída, trabalhosa, mas justa!
Segurança no trânsito – Alexandre Fontolan apresentou a indicação para instalação das “Faixas da Vida” na cidade. Porto Feliz e Capivari já aderiram à ideia, que consiste na pintura das faixas de pedestres com fundo vermelho. O que é bom e viável merece ser copiado!
Aumento – O vereador Marco Brigati solicitou estudos objetivando a equiparação salarial do funcionalismo público em relação ao salário mínimo. Por lei, ninguém que trabalha com carteira assinada pode ganhar menos que 1 salário mínimo. O novo salário mínimo do Estado de São Paulo, no valor de R$ 678,00, entrou em vigor no dia 1º de janeiro deste ano.
Congratulando – Alexandre Juliani, presidente do Legislativo, apresentou uma moção de congratulações a Rodrigo Proença e Vitor Riccomini, pela posse como prefeito e vice, na Prefeitura de Capivari.
SIM – O projeto que cria o serviço de inspeção municipal (SIM) foi aprovado por unanimidade durante a última sessão ordinária. Boa oportunidade para os agricultores rafardenses. Resta saber se a fiscalização vai funcionar como deve. Vamos apostar!
Parabéns – Esta terra querida, onde tudo o que se planta dá, onde colhemos os bons frutos de cada dia, frutos esses que sustentam inúmeras famílias e mantém acesa a chama da incessante busca pelo sucesso e progresso. Obrigado ‘Cidade Coração’, obrigado Rafard! Dos 48 anos de sua emancipação, acompanhamos sua história há 22 anos, mas esperamos chegar a sua idade com a mesma esperança e força em lutar.
Mordido – Há pouco mais de 6 meses tinha gente que elogiava, estendia tapete vermelho e só faltava lustrar o sapato do atual prefeito César Moreira. Sem conseguir uma ‘boquinha’ na administração pública, essa pessoa, que não consegue se firmar e caiu em descrédito na comunidade rafardense, virou a casaca, e agora de outra cidade, só critica a atual administração. É uma observação interessante, para mostrar que esse tipo de pessoa só está interessada no benefício próprio, e quando esses interesses não são alcançados, caem na desilusão e como válvula de escape, criticam a tudo e a todos!
Motivação – Para vencer na vida não é importante chegar em primeiro. Simplesmente é preciso chegar, levantando a cada vez que cair pelo caminho. Se não esforçar-se ao máximo, como saberá onde está o seu limite? Cada fracasso supõe um capítulo a mais na história da nossa vida e uma lição que nos ajuda a crescer. Não desanime com os fracassos. Aprenda com eles, e siga em frente.
Por hoje é só. Semana que vem, se Deus quiser, estaremos de volta. Bom final de semana e até a próxima!