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Acessa SP divulga resultados de pesquisa sobre o perfil dos usuários

Mais de 80% revela ter aprendido usar a internet nas unidades do programa
O Acessa São Paulo, órgão ligado à Secretaria de Gestão Pública do Estado, divulga os resultados da POnline, pesquisa realizada em dezembro de 2012 que permite identificar o perfil dos usuários frequentadores dos postos do programa, além de conhecer suas necessidades e expectativas.
Aplicada pelos próprios monitores do Acessa SP, o questionário continha até 60 perguntas que contemplavam aspectos cotidianos e socioeconômicos. Os usuários que utilizavam os postos, espalhados por todo Estado, eram convidados a responder as questões.
“Aplicar uma pesquisa como essa é extremamente importante, afinal, o avaliador é o próprio usuário. Possibilitamos que ele nos indique o que pode ser melhorado, desta forma o aprimoramento se faz constante. Agradecemos a colaboração de cada cidadão”, disse o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia.

Resultados
A pesquisa indica dados bastante relevantes e abrangentes, uma vez que 78% dos postos em funcionamento participaram.
Os 4.838 questionários recebidos permitiram, por exemplo, constatar que 67% dos usuários do Acessa SP utilizam os postos para realizar atividades profissionais, como fazer orçamentos, pesquisar cursos, procurar emprego, elaborar e enviar currículos e se inscrever em concursos públicos.
Mais de 50% fazem uso das salas e do acesso à internet para estudar, sendo que 46,9 % possuem computador em casa. Além disso, quase 83% dos entrevistados revelaram ter aprendido a utilizar a internet no Acessa SP e reconheceram o posto como lugar fundamental para aprendizado.
66% dos entrevistados disseram utilizar o tempo livre para acessar a internet. Tal porcentagem indica uma mudança de comportamento da população que, hoje, prefere ficar mais tempo online do que em frente à televisão.

Perfil
A POnline identificou que 62% dos usuários são do sexo masculino e que, aproximadamente, 80% têm estudo até o ensino fundamental.
Mostrou também que 44% dos cidadãos que frequentam as unidades têm entre 11 e 19 anos. Embora a porcentagem seja expressiva, não significa que apenas os jovens usufruem do ambiente – 16% dos frequentadores têm entre 30 e 39 anos.
A maioria dos usuários são profissionais autônomos (seguranças, vendedores, vigilantes, motoristas, caixas, telemarketing) e 5% deles são portadores de deficiências físicas, daí a importância da adequação dos postos com rampas de acesso, banheiros com barras de apoio, portas e assentos adaptados, instalação de corrimão nas escadas, entre outras.

Avaliações
O questionário também contemplou questões que permitiram ao usuário avaliar o ambiente frequentado. Por meio delas, notou-se que os cidadãos consideraram os monitores bem capacitados, dedicados e com grande conhecimento na área de informática.

Também constataram ser seguros os locais onde os postos estão instalados, assim como as próprias unidades.

Além disso, apontaram o Acessa SP como fonte de informação e aprendizado. Cerca de 88% dos entrevistados consideram o programa uma ferramenta facilitadora do acesso aos serviços do governo, que atua na aproximação do serviço público e do cidadão.

Serviço: Os resultados da pesquisa estarão disponíveis para consulta no início de abril. Para acessar, bastará entrar no link http://www.acessasp.sp.gov.br/home-ponline/.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

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