Formação continuada para professores da Educação Básica busca repensar práticas pedagógicas diante dos desafios do século XXI
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Capivari anunciou a abertura das inscrições para o curso gratuito de extensão “Pensando a Educação em Tempos de Crise”.
Destinado a professores da Educação Básica e graduados em licenciatura ou pedagogia, o curso será realizado de 8 de fevereiro a 12 de abril de 2025. As inscrições devem ser feitas presencialmente na Coordenadoria de Extensão (CEX) do campus, entre os dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro de 2025.
A iniciativa oferece uma oportunidade única para que educadores reflitam sobre os desafios contemporâneos, como o impacto das tecnologias, desinformação e a emergência climática, e desenvolvam estratégias pedagógicas inovadoras para engajar estudantes.
Dividido em quatro módulos, o curso abrange tópicos fundamentais para o contexto educacional atual. Entre os temas explorados estão a influência das tecnologias de comunicação na aprendizagem, os impactos da emergência climática no cotidiano escolar e os desafios de enfrentar a desinformação. As aulas, que serão realizadas aos sábados em formato presencial, também contarão com atividades complementares a distância.
Os objetivos incluem: refletir sobre o papel da educação diante das transformações globais; desenvolver estratégias criativas para engajar estudantes em temas urgentes; elaborar alternativas pedagógicas que estimulem a solução de problemas no ambiente escolar.
As vagas são limitadas a 25 participantes, com reservas para pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. O curso, com carga horária de 120 horas, será realizado aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Interessados devem consultar o edital completo no site cpv.ifsp.edu.br/noticias-da-extensao ou entrar em contato pelo e-mail [email protected].
“A educação precisa se reinventar diante das crises que enfrentamos. Este curso é uma oportunidade para transformar desafios em soluções criativas dentro da sala de aula”, destaca a nota do IFSP.