ArtigosLeondenis Vendramim

Felicidade ou infelicidade

A vida moderna é muito frenética, caracterizada pela correria, estresse, impaciência, agressividade, violência, crimes, até mesmo contra crianças de tenra idade. O número de suicídios é assustador, embora tenha decrescido no mundo, nas américas aumentou (17%); no Brasil (43%), um acréscimo alarmante, pior, entre jovens nos anos 2000 e 2019, no ano 2022, o aumento atingiu todas as idades, dos 10 aos 60 anos. (Pesquisa da Fiocruz)

Em busca da felicidade, encontram satisfação momentânea no enriquecimento, na perversidade sensual e, então, a recompensa inesperada: desestruturação familiar, remorso, enfermidade e prisão. A humanidade procura pela felicidade, tendo perdido o elo com Deus, sua verdadeira fonte. Uma boa notícia: ela é alcançável. Mas como? Alguns estudiosos como as psicólogas Dra. Susan Andrews, Maria Isabel Tonello, Jhane Hannah S. Silva, concordam com a escritora Ellen G. White, que, em 1885, citou os itens, úteis, ainda nos dias atuais, os quais reproduzimos:

Respirar ar puro; luz solar; temperança (não ingerir bebida alcoólica); 8 horas de repouso diárias; exercícios físicos; água (2 litros ou mais diários); contato com a natureza; asseio; pureza de vida; ter boas companhias, ser grato, confiança no poder e no amor de Deus. (A Ciência do Bom Viver, p. 302)

Publicidade

A Dra. Susan comenta dois que também são indicados por Ellen White em outras menções: otimismo; gratidão; altruísmo (Mente, Caráter e Personalidade; Conselhos Sobre o Regime Alimentar).

Alimentar-se com qualidade produz uma sensação de satisfação, saúde e segurança, propiciando a felicidade. Exercícios físicos estimulam a produção dos hormônios da felicidade, além da autoestima ao ver o corpo sarado.
Oito horas de sono com qualidade entre 22 e 6 horas garante o bom humor do dia (normal) seguinte. Para tanto é necessário evitar assistir a filmes violentos, comer muito no jantar, tomar bebidas alcoólicas e ou cafeinados.

A natureza, o jardim do Éden, com seus matizes, tendo um tapete de fundo com uma variedade de tons verdes, salpicados de flores de todas as cores, com fragrância suave e atraente, belos frutos imperecíveis e deliciosos, rios de águas límpidas a murmurejar, animais mansos e de fácil convívio e pássaros canoros, livres a voar, foi o lar escolhido por Deus para que o homem habitasse.

Especialistas dizem que o verde suaviza o sistema nervoso, as cores do pôr-do-sol e da aurora preparam para o sono estimulando o bem-estar e consequentemente a felicidade. Bom seria convivermos com a natureza, mesmo que poucas vezes e por pouco tempo; haveria mais paz nos lares e entre os homens.

O pessimismo, o espírito de irritação e a reclamação são amigos íntimos e propulsores da infelicidade, mas antagônicos da felicidade, combata-os. E, o pior, são contagiantes e aborrecíveis. Quem tem esses hábitos, deve, com todo esforço, mudar o comportamento, ou tornar-se-á companhia indesejada.

“A boca fala do que o coração está cheio.” (Lucas 6:45) Aquilo que se fala faz parte do caráter e assim, avaliado. Não reclame contumazmente, nem seja taciturno e infeliz; o mundo dá muitas razões para alegrar-se. Seja grato a Deus pelo alimento e a quem o preparou. A depressão e a ansiedade, freiam a busca pela felicidade e se agigantam neste mundo caótico. Segundo a (OMS) Organização Mundial da Saúde, esses são graves problemas de saúde pública, acentuado pelo isolamento social causado pela Covid-19, pelo uso exagerado do celular, pelo índice elevado de desemprego, inconstância econômica, falta de segurança pública. Tudo isto, adicionado ao pequeno número de especialistas no tratamento adequado na rede pública, fazem do Brasil, segundo a OMS, o país com maior número de depressivos, quase um terço da população. Os jovens, entre 18 e 24 anos, são os mais afetados.

Como alcançar a felicidade num mundo tão caótico, envolvido em guerras e ameaças de guerra, acidentes naturais, violência, desvirtuamento sexual e sem Deus?

Para consegui-la deve-se travar uma batalha contínua e árdua, mas, a promessa de Deus é: “Aquele que perseverar bravamente, vencerá” (Tiago 5:11 e Mateus 24:13)

Combata a infelicidade com a felicidade. A felicidade é fruto da obediência a Deus que deu sua própria vida para que você seja feliz. Seguir suas orientações é seguir rumo à vida venturosa. Felicidade ou infelicidade? A escolha está em suas mãos. Seja feliz.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo