Encontro Cultural na Fazenda São Bernardo marca troca de saberes e fortalecimento cultural no interior paulista
No dia 3 de novembro de 2024, a histórica Fazenda São Bernardo, em Rafard, foi o cenário de um evento cultural que reuniu acadêmicos, artistas e agentes culturais de diversas cidades do interior, em uma ação inédita de troca e fortalecimento das tradições regionais. O encontro faz parte da pesquisa de mestrado “A Grande Dama: Mediação e Ação Cultural em Capivari” da assessora e pesquisadora Vivian Ui, em parceria com a Escola de Comunicações e Artes da USP e Abaçaí Cultura e Arte.
Vivian Ui agradeceu à Regina Reis, conselheira de cultura, que organizou com esmero a recepção dos convidados, servindo a todos com muita dedicação e contribuindo ativamente para o sucesso do evento. Em um momento de profunda gratidão, a assessora ressaltou o apoio inestimável dos Batalhões dos Batuques, cuja apresentação aproximou a comunidade e os alunos da USP das tradições culturais do Batuque de Umbigada, além da presença da Dra. Suzana S. Viganó, orientadora do mestrado, e dos alunos da universidade, que protagonizaram uma troca rica de experiências e saberes.
Sebastian Eloá, artista local e entusiasta da cultura de Rafard, proporcionou aulas de pintura durante o encontro, oferecendo aos participantes a oportunidade de vivenciar a história da cidade retratada em seu estilo inconfundível. Toninho Macedo, anfitrião da fazenda e mentor cultural da região, recebeu menção especial por sua liderança e visão na preservação do patrimônio histórico e artístico local.
O vice-prefeito Wagner Bragalda expressou seu compromisso em valorizar eventos que promovam essa fusão entre academia e cultura popular: “É esse tipo de ação cultural que queremos ver cada vez mais em nossa gestão, ao lado do prefeito Fábio Santos. A troca que presenciamos aqui nos inspira a pensar em políticas e ações culturais que sirvam às necessidades e sonhos de nossa comunidade.” O Diretor de Cultura Esporte e Turismo enfatizou a importância da autonomia entre a equipe para fortalecer aquilo que cada um faz de melhor, desta forma crescemos todos juntos. Teremos muitas novidades nos próximos quatro anos.
Dedicado a dona Anicide de Toledo, Grande Dama e primeira voz feminina e mestra do Batuque de Umbigada, o evento celebrou sua memória como símbolo da resistência cultural. “Dona Anicide é tema de um dos principais trabalhos da Cia Ui de Teatro, que faz parte desta pesquisa de mestrado. Seu legado como patrimônio imaterial inspira nossa luta como artistas da cidade e sua memória vive em cada um de nós” declarou Vivian. Os atores da Cia Ui também estiveram presentes.
A tarde se encerrou com um café especial que celebrou a união dos saberes, um símbolo da convivência e respeito entre academia e comunidade. A USP, encantada com a potência do encontro, reafirmou o desejo de continuar promovendo atividades que fortaleçam a cultura local em conjunto com os saberes acadêmicos. Como salientou Vivian Ui, “Esses encontros são essenciais para que possamos, juntos, pensar em políticas e ações culturais que valorizem nosso patrimônio e nossa gente.”