ArtigosRubinho de Souza

Quem teve a brilhante ideia de dividir o tempo?

Você, assim como eu, alguma vez já deve ter se perguntado quem teve a ideia de dividir 1 hora dividimos em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos, ou quem teve a ideia de fazer de um período de dias, a semana e depois de 12 meses, um ano e assim por diante.

Pois bem, há cerca de 5.000 anos, os Sumérios, povo que habitava a antiga Mesopotâmia – hoje o país do Iraque, revolucionaram a forma como percebemos e medimos o tempo.

Os matemáticos da antiga Mesopotâmia, utilizaram um sistema de numeração baseado no número 60 que naquela época era conhecido como o sistema sexagesimal e posicional, provavelmente inspirado nas computações feitas para construir seus “primitivos” calendários lunares: 12 meses de 30 dias solares, cujo sistema, levou a dividir posteriormente a hora em 60 minutos e um minuto em 60 segundos, como usamos até hoje.

Publicidade

Os Sumérios se viram na necessidade de dispor de uma contagem do tempo, impulsionada pela sua sociedade agrícola, o que levou ao primeiro calendário, que eram essenciais para plantar e colher as culturas.

Eles também a usar o mesmo sistema para coordenar suas complexas cerimônias religiosas e atividades administrativas.

Com esse estudo complexo e para ajudar a medir o tempo, os Sumérios acabaram fazendo importantes avanços na astronomia, visto que, observaram os movimentos dos corpos celestes e usaram esse conhecimento para criar um calendário lunar de 12 meses.

Quem teve a brilhante ideia de dividir o tempo?
Quem teve a brilhante ideia de dividir o tempo?

Os Sumérios dividiram o ano em doze ciclos lunares, embora este tempo não coincidisse com o ano solar (que era mais longo), então eles adicionavam um dia a cada quatro anos para compensar – que se tornou o denominado ano bissexto até hoje.

Alguns anos depois, foi a vez dos babilônios, que fracionaram o dia em 24 horas e a hora em 60 minutos, que se alinhava estreitamente com as estações agrícolas.

Estas divisões não eram arbitrárias, mas foram projetadas para serem práticas e facilmente divisíveis, refletindo a compreensão avançada da matemática suméria.

Esta abordagem inovadora da medição do tempo, teve um impacto profundo em civilizações posteriores, incluindo os babilônios, gregos e romanos, que adotaram e desenvolveram ainda mais o sistema sumério.

O legado do sistema de cronometragem dos Sumérios é evidente nos nossos relógios e calendários modernos, demonstrando a influência duradoura da sua engenhosa ideia na nossa vida diária até hoje.

Assim, a contribuição dos povos antigos ao longo dos anos, veio da criatividade que surgiu da necessidade, reforçando o provérbio conhecido até os nossos dias, segundo o qual dizem que a necessidade é mãe da criatividade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo