Na madrugada desta sexta-feira, 13 de setembro, faleceu o advogado Dr. Otavio Augusto Lopes, figura ilustre no meio jurídico de Capivari. A informação foi confirmada por seu filho e colega de escritório, Pedro Augusto Tavares Paes Lopes. O velório acontece hoje, das 11h às 14h, no Memorial Unidas, logo depois, o corpo segue para o Memorial Metropolitano de Piracicaba. Dr. Otavio deixa sua esposa, Estela, e seus três filhos: Marina, Eliana e Pedro.
Dr. Otavio nasceu em 15 de fevereiro de 1948, no bairro do Cambuci, em São Paulo. Formado em Direito pela Universidade Mackenzie, em 1972, destacou-se como chefe da Assessoria Jurídica da União São Paulo S.A., onde atuou por quase duas décadas antes de abrir seu próprio escritório de advocacia. Pós-graduado em Direito Tributário pela PUC-SP, também foi especialista em Direito Empresarial e membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário.
Em Capivari, Dr. Otavio teve uma carreira brilhante, sendo vice-presidente da OAB-Subsecção de Capivari no biênio 1985/1986 e presidente por diversos mandatos, de 1987 a 1990, e novamente entre 2001 e 2012. Seu compromisso com a defesa das prerrogativas dos advogados e as liberdades individuais o levaram a integrar o Conselho Editorial da OAB-SP.
Além de sua atuação jurídica, Dr. Otavio foi professor de Direito Tributário e Comercial na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e defensor de causas sociais, tendo exercido o cargo de Diretor-Procurador da Santa Casa de Misericórdia de Capivari. Seu trabalho na cidade lhe rendeu o título de cidadão capivariano em 2008 e uma homenagem da OAB-SP em 2013 por sua dedicação à profissão e à cidadania.
Seu legado será lembrado pela comunidade jurídica e por todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele.