ArtigosFalando de Vinho

Vinho Primitivo e Primitivo di Manduria: entenda a diferença

Manduria é uma pequena comuna italiana, localizada na região da Puglia, ao sul do país, também descrito constantemente como o “calcanhar da bota” da Itália. As belas praias de Puglia, fruto dos mares Jônico e Adriático, atraem diversos turistas de todo o mundo. E se a gente quer degustar bons vinhos sabendo do que se trata e sem passar desapercebido esses são alguns detalhes que fazem a diferença na hora da compra.

O que é o vinho Primitivo? Primitivo é o nome de uma espécie de uva. Ou seja, um vinho Primitivo é um vinho feito com 100% dessa uva. Ela é muito comum na Itália e já vou te contar aqui um pouquinho da história dela.

A Primitivo foi implantada na Itália pelos beneditinos, e recebeu esse nome pelo amadurecimento precoce das suas vinhas. Tudo começou no sul da Itália (o salto da bota), em uma região chamada Puglia. Os historiadores relatam que ela existe desde o século XVIII.

E o que significa “di Manduria”? A dica de milhões: quando vemos nos rótulos italianos a expressão “di alguma coisa”, significa que o vinho é daquele lugar. Exemplo: Brunello di Montalcino (vinho Brunello que é elaborado na comuna de Montalcino). E no caso do Primitivo é a mesma coisa.

Vinho Primitivo e Primitivo di Manduria: entenda a diferença
Vinho Primitivo e Primitivo di Manduria: entenda a diferença

Quando falamos em Primitivo di Manduria significa que esse vinho Primitivo é da comuna de Manduria. Manduria fica dentro de Puglia, ou seja, é o suprassumo do vinho Primitivo!

Então os produtores, quando fazem o vinho Primitivo dentro da regiãozinha de Manduria, vem expresso no rótulo bem grande, para que não passe desapercebido pelos seus olhos a tal palavrinha Manduria.

Por que Primitivo di Manduria é mais caro que só Primitivo? Uma grande justificativa que é perceptível em nossos olfatos e papilas gustativas: o terroir. Então, Manduria é a máxima da máxima expressão da uva… mais do que a sua volta, a região toda de Puglia. Inclusive existe uma Denominação de Origem Controlada para Manduria, a famosa D.O.C. que faz com que os produtores sigam regras estabelecidas por uma lei específica para a produção desse vinho.

Isso influencia diretamente na qualidade, características e claro, no preço. Por isso que quando você ver por aí um rótulo escrito apenas “Primitivo” já sabe que se trata desse vinho produzido nas demais sub-regiões da Puglia que não é Manduria.

E por fim e não menos importante, vale ressaltar as características gerais desse tipo de vinho para que você acerte no momento de escolher. São vinhos com uma coloração intensa, notas de ameixa, cereja, framboesa, amora e alcaçuz. Em boca geralmente são encorpados, com um leve dulçor natural da uva, com alto teor alcóolico e baixa acidez. Agrada muito o paladar feminino por conta desse pequeno dulçor.

E você, já tinha conhecimento sobre essas diferenças?

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?