Secretaria da Saúde divulga recomendações sobre Hepatites Virais em alusão ao Julho Amarelo
O “Julho Amarelo”, campanha voltada à luta contra as Hepatites Virais e celebrada de forma notória no dia 28 de julho, visa promover a visibilidade das ações em prol desta causa e conscientizar a sociedade. As Hepatites Virais são doenças provocadas por diferentes vírus, com a transmissão podendo acontecer pela via sanguínea e sexual, por meio do vírus B e perfurocortantes a Hepatite C. Quando não tratadas, podem provocar complicações hepáticas graves.
Segundo a Saúde, é importante destacar que as Hepatites são doenças silenciosas, podendo não apresentar sintomas significativos por um longo período, podendo evoluir para cirrose hepática, câncer no fígado e, até mesmo, óbito. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para uma boa recuperação. Como ações que podem ser adotadas para prevenção dessas doenças é a utilização do preservativo nas relações sexuais e também o uso individual de materiais perfurocortantes, bem como a realização de testes regularmente.
Apesar de considerada uma doença silenciosa por não apresentar sintomas em sua fase inicial, a hepatite pode proporcionar no indivíduo um quadro de cansaço, tontura, enjoo e vômitos, além de febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. A população encontra os testes rápidos para as Hepatites B e C disponíveis no Ambulatório de IST/HIV/AIDS/HEPATITES VIRAIS e também em todos os postos de saúde. O sigilo do resultado é garantido em caso positivo, o usuário é acolhido e encaminhado ao tratamento.
Além disso, é possível obter de forma gratuita o preservativo em todos os Postos de Saúde, que além de prevenir a Hepatite, é eficaz contra o HIV e outras Infestações Sexualmente Transmissíveis (IST), sem necessidade de agendamento prévio.
Para mais informações, o Ambulatório de IST/HIV/AIDS/HEPATITES VIRAIS, fica localizado na Rua Bento Dias, 265 ou pelo telefone (19) 3492-7442.