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A filosofia e a Bíblia

Os filósofos gregos dos séculos 5 e 4 a.C. buscavam respostas racionais para a origem dos seres, seus relacionamentos e sobre os fenômenos naturais. Sócrates (470-399), Platão (428- 348 a.C.) e Aristóteles (348-322 a.C.) preocupavam-se mais com o ser, origem, associação, com a ciência e com o conhecimento.

Viveram no tempo do desenvolvimento da “poli” grega e se dedicaram ao estudo das camadas sociais, dando-lhe um cunho elitista.

Para eles as polis deveriam ser governadas pelos filósofos, únicos capacitados para administrar-las as polis, então viriam os “polites” (homens maiores de idade, moradores da cidade com direitos de votar e de ser eleitos, só então, as mulheres, os não alfabetizados, sem direitos civis. Essa estratificação foi adotada pelos romanos em relação à urbe: os magistrados, os urbanos letrados, os suburbanos ou marginais e os escravos.

A influência continuou na filosofia política da república brasileira no tempo dos coronéis, homens alfabetizados maiores de dezoito anos, depois as mulheres, os analfabetos. Em todas essas sociedades havia a marcante aristocracia, os governantes eram os “filósofos”. Nos centros culturais e nas universidades, a filosofia é considerada “A ciência das ciências” e os filósofos como “pais e donos da verdade”.

A própria composição e definição da palavra filosofia nos mostra um significado diferente. A palavra grega filosofia é composta de “filo” (amigo, amante) e “sofia” (sabedoria), portanto filosofia significa amigo da sabedoria, pessoa que procura estar com a sabedoria.

É a ciência que procura pela verdade, pelo conhecimento supremo e cabal da realidade. Filósofo é aquele que busca os conhecimentos a respeito de um ente, ou de um fenômeno. Ele não tem tal sabedoria e conhecimento, busca obtê-los, pode, contudo, compreendê-los de forma errada.

Bom será analisar a diferença entre conhecimento, sabedoria e inteligência. Conhecimento é tomar ciência de algo ou de alguém. Inteligência é a capacidade para se obter conhecimentos. Sabedoria é saber e praticar aquilo que é melhor para si mesmo, para outras pessoas e para a sociedade.

Quanto mais inteligência e conhecimento possuir um criminoso, pior será para ele e para toda a sociedade. Há muitos filósofos, teólogos e religiosos sem a mínima sabedoria, embora com profundos conhecimentos, e há muitos iletrados mais sábios do que alguns, com vários títulos acadêmicos. Davi disse ter mais entendimento, sabedoria e prudência do que seus mestres porque medita e guarda os mandamentos divinos. (Salmo 119: 98-100)

Sócrates ensinava que a verdadeira sabedoria era consequência do conhecimento do seu próprio eu. Ao ser arguido sobre suas crenças, moralidade e propósito, questionava o interlocutor de modo a conduzi-lo a uma autoanálise sobre suas ideias e afirmações.

Platão acreditava que a sabedoria era o produto da contemplação do bem superlativo regido pela educação e equilíbrio entre a razão e as emoções. A verdadeira sabedoria era conhecimento das formas puras e imutáveis dos objetos e entes.

Para Aristóteles, sabedoria era a ciência mais exata, a posse da verdade cabal sobre os objetos mais honráveis. Para ele havia sabedoria filosófica, teológica e natural, as duas primeiras, adquiridas e a terceira, um dom nato.
Descartes dizia: conhecimento é possuir informações de todas as coisas, enquanto sabedoria é a habilidade de utilizar esses dados de maneira apropriada e eficaz para tomar decisões e resolver os problemas de forma eficiente.

Delmiro Damasceno disse: A maior sabedoria do ser humano é seguir os passos de Deus.
Deus é a fonte de toda a sabedoria e a dá a quem sente necessidade e a pede fervorosamente. (Tiago 1:5) A sabedoria provinda de Deus é pura, pacífica, tratável, misericordiosa, benéfica, cheia de bons frutos, moderada, sem soberba, imparcial e sem hipocrisia. (Tiago 3:17) “O temor (respeito a Deus) do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que obedecem aos seus mandamentos. O seu louvor permanece para sempre.” (Salmos 111:10)

Salomão diz que a Sabedoria serve para instruir em sábio procedimento, em retidão, justiça e equidade, para dar ao simples prudência e aos jovens juízo. Ouça o sábio e cresça em sabedoria, e o entendido adquira habilidade.” (Provérbios 1:3-6). “Os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. (Ídem 1:7)

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