ArtigosJ.R. Guedes de Oliveira

Leonel Pereira

Leonel Pereira – poeta e gráfico. Nasceu em Capivari, em 1930. Filho de Júlio Pereira e de Escolástica Maria Rita Pereira. Estudou no Grupo Escolar Augusto Castanho e, logo cedo, empregou-se como tipógrafo nas oficinas do jornal “Correio de Capivari”, que se situava na rua Tiradentes.

Lamentavelmente, não conseguiu editar o seu livro de poesias, falecendo, pois, com apenas 31 anos de idade, no dia 7 de março de 1961.

Registra-se que, no ano de 1958, o jornal “Correio de Capivari”, assim se manifestava sobre o saudoso poeta: “O jovem Leonel Pereira, nosso prezado amigo e assíduo colaborador, é uma das mais vigorosas vocações que tem aparecido em nossa poesia. Enclausurado em sua modéstia, que é uma das virtudes essenciais dos verdadeiros valores, o jovem poeta capivariano tem apresentado composições que pela delicadeza de inspiração, aliada a forma leve e suave são dignas de um autor de prestígio definitivamente firmado, e que, reunidas, fariam um ótimo volume. Aliás, é pensamento do jovem poeta editar, brevemente, seu primeiro livro de poesias, estreando assim o seu nome nas letras do versejar pátrio. Cantando o amor – um dos motivos predominantes em suas produções – tem revelado traços inconfundíveis de um lírico de fina sensibilidade, o que lhe basta para alcançar os aplausos da crítica e do público”.

Publicidade

Leonel Pereira é irmão de Leal Pereira, também poeta e escritor, que tantas honras deu a Capivari. O poder público municipal preservou a sua memória denominando o seu nome numa das ruas do bairro Padovani, pelo Decreto no. 184, de 1970.

Fonte: Jornal Correio de Capivari, A Ronda das Ruas e O Organizador

Leonel Pereira
Leonel Pereira

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo