Capivari

Roda de Conversa sobre o Autismo foi realizada na Câmara Municipal de Capivari

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, roda de conversa foi organizada pela Câmara de Capivari, vereadora Sele e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

A Câmara Municipal de Capivari com a vereadora Sele Rosada, em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, realizou uma roda de conversa em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, encerrando o Mês de Conscientização no município.

O objetivo principal desse encontro foi abordar diversos aspectos relacionados ao autismo, compartilhar experiências, ouvir histórias inspiradoras e aprender como promover um ambiente mais inclusivo e acolhedor para pessoas com autismo e suas famílias.

Roda de Conversa sobre o Autismo realizada na Câmara Municipal de Capivari. Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

O evento contou com a presença da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Luciléia Marchioreto, a vice-presidente da Câmara e vereadora, Sele Rosada, a vereadora Paloma Tatiane, entre outros representantes e especialistas da cidade que compartilharam seus conhecimentos e experiências.

Publicidade

Os depoimentos dos familiares de pessoas com autismo, como Isabela, mãe do Isaac; Márcia, mãe do Rubens; e Charlane, mãe do Levi, proporcionaram uma visão mais clara sobre os desafios e conquistas enfrentados diariamente.

Além disso, representantes de diversas secretarias municipais, como Desenvolvimento Social; Educação; Juventude, Esporte e Lazer; Cultura e Saúde, destacaram as políticas públicas existentes e a importância de promover o bem-estar não apenas das pessoas com autismo, mas também de suas famílias.

Os representantes da Secretaria de Saúde, o psiquiatra Dr. Alberto, Silmara e Juliana, especialistas em Saúde Mental, enfatizaram a necessidade de uma abordagem abrangente no tratamento do autismo. O psiquiatra ressaltou a importância de uma equipe multidisciplinar, que não apenas se concentre no diagnóstico médico, mas também busque melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo e de suas famílias.

Em particular, ressaltaram a relevância de cuidar não apenas dos indivíduos com autismo, mas também de seus familiares, especialmente das mães, que frequentemente desempenham um papel fundamental como principais cuidadoras.

As considerações dos representantes da UNIMED, Magnólia e Amilton, sobre a Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) como um recurso fundamental para auxiliar a vida das pessoas com autismo elucidando melhor como cada uma precisa de atendimento individualizado.

A UNEGRO e a Casa Nossa Mãe Centro de Apoio ao Autismo também contribuíram com valiosas reflexões sobre a importância da conscientização e da inclusão social.

Sele finalizou a roda agradecendo a presença e as palavras de todos. “Ressalto a necessidade contínua de promover a conscientização, todo ano promovemos está roda, pois há uma evolução constante e sempre é tempo de salientar o respeito e a inclusão de pessoas com autismo, e outra deficiências, em todos os aspectos da sociedade”, disse a vereadora.

Sobre o autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição complexa caracterizada pela alteração das funções do neurodesenvolvimento, afetando a comunicação, linguagem, interação social e comportamento dos indivíduos. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2021, o Brasil realizou mais de nove milhões de atendimentos em ambulatórios a pessoas com autismo, sendo quatro milhões direcionados ao público infantil com até 9 anos de idade.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo