Querem ouvir você
Roberto de Lucena, nosso secretário de Turismo do Estado, abre mais uma (real) porta para o Turismo Ferroviário.
Ele determinou que se faça uma consulta pública para se mapear as oportunidades de desenvolvimento do referido setor.
Além da equipe da Secretaria de Turismo, mais a sempre colaboração de Fábio Fumaça (ANPF), agora também serão ouvidos os demais interessados nesse importante segmento.
A coleta de informações é, pois, algo necessário para termos o Plano Estadual de Turismo Ferroviário.
Nós que já temos o Trem Turístico da CPTM, a Maria Fumaça de Campinas e o Trem Republicano de Itu-Salto, entre outros, estamos confiantes no trabalho comandado por Lucena.
Dois Córregos
Trata-se de uma boa cidade a 265 km da capital paulistana.
Nasceu de um local entre os córregos ‘Lajeado’ e ‘Fundo’ servindo de parada de tropeiros a caminho das Minas Gerais.
Assim é a cidade de Dois Córregos, justamente oficializada com o diploma de ‘Municipio de Interesse turístico’.
Dois Córregos tem muita beleza natural, e a sua mata nativa tem atraído o turista que gosta desse tipo de desbravamento.
Além do Turismo Ecológico, tem sido notada procura crescente por rapel, rafiting e canyoning.
Agora, a sua Prefeitura se preocupa com ampliação e modernização do seu Centro de Eventos.
Visite Dois Córregos.
Sítio do carroção, Tatuí
O Sítio do Carroção, na cidade turística de Tatuí, tem como ponto forte a vocação para a pedagogia. Aliás, é o único resort pedagógico do Brasil e recebe alunos durante o ano letivo.
Ele se espalha por 692 mil m2, numa arquitetura colonial onde 200 funcionários atendem até 300 pessoas em Day Use ou em temporada de férias.
O Sítio do Carroção também se destaca como acampamento: nas férias de inverno, verão e carnaval, recebe crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos, de todo o Brasil e do exterior.
Há muita diversão numa infraestrutura impecável, com profissionais altamente capacitados e uma organização minuciosa, o Sítio do Carroção faz de suas temporadas acontecimentos inesquecíveis.
Em busca do elo perdido
Os Guias do Sítio do Carroção fazem os grupos seguirem pistas observando vestígios e detalhes do caminho, o que é sempre uma tarefa instigante. O grupo terá que encontrar pistas de uma expedição que saiu à procura do Elo Perdido.
O Guia comenta que os paleontólogos passaram por ali há muito tempo, na década de 40. O grupo passa por uma ponte de pedra ao estilo das formações do Grand Canyon, e percorrem trilha na mata.
De repente, olhando para cima, que surpresa! Lá está um avião antigo, um DC-3, sobre as árvores. Eles entram no avião à procura de pistas.
O motor funciona! E lá está um mapa, uma bússola…
Tiranossauro Rex
Orientados por instrumentos coletado no avião DC-3, o grupo no Sítio do Carroção segue em frente e vê um sítio paleontológico.
Depois de escavar e encontrar pequenos fósseis, o grupo sobe uma colina e, quando menos esperam, avistam o esqueleto de um enorme Tiranossauro Rex.
Toda a estrutura foi planejada especialmente para abordar as disciplinas do Ensino Fundamental do 1° ao 9° ano com crianças e jovens de 6 a 14 anos.
Informações: (15) 3305-2000. Visite Tatuí.
Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – janeiro/2024