Rafard

Mais de 450 mudas foram plantadas durante curso do Programa de Florestamento do Senar

O Sindicato Rural de Capivari em parceria com o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e colaboração da Casa da Agricultura de Rafard e Prefeitura do Município de Rafard, promoveram o Programa de Florestamento. O curso teve início em fevereiro de 2023 e foi finalizado em novembro, totalizando 168 horas de capacitação.

O curso contou com a presença de 16 participantes do município de Rafard e Capivari, com o objetivo de capacitar profissionalmente pequenos produtores e trabalhadores rurais da região na produção de mudas e recomposição da Área de Preservação Permanente, dando ênfase à formação de agentes multiplicadores naturais.

Toda aula prática foi realizada no Sítio Santo Antonio, em Capivari, na propriedade de Diogo Ramos, incluindo o plantio de 450 mudas de vegetais arbóreos nativos na APP nas margens do Ribeirão Mombuca.

Segundo os organizadores, foram produzidas aproximadamente 10.000 mudas de vegetais arbóreos nativos e distribuídas aos produtores participantes para o plantio em suas propriedades na área de APP.

O instrutor do Senar-SP, foi o engenheiro agrônomo André Luiz Quagliato, que desenvolveu o seguinte conteúdo programático: sensibilização, produção de mudas nativas, diagnóstico da área, manejo de mudas nativas, controle de formigas cortadeiras, cercamento da área, técnicas de monitoramento, preparo do solo, plantio de mudas, manejo da área em formação.

No final do curso, cada participante recebeu um certificado do Senar-SP e outro do Sindicato Rural de Capivari intitulado de “Amigos das Flores”, por toda dedicação e valioso trabalho durante todo o desenvolvimento do programa.

“Este grupo mostrou muito unido, amizades foram feitas e, outras, fortalecidas. Digamos que as sementes que foram semeadas e plantadas no local, depois de estabelecidas, estas darão flores, frutos e novas sementes, estratégias para não perpetuar suas espécies. Entendendo este ciclo da natureza, que este grupo se fortaleça com o tempo e dissemine esta ideia para as futuras gerações”, destacou André Quagliato.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?