Artigos

A poderosa capacidade de transformação do ser humano

Buscando em meus pensamentos uma composição de palavras para fazer uma das coisas de que mais gosto, escrever e pôr para fora o que penso e sinto, eis que ouvi Alan Jackson cantando “Amazing Grace”, uma das canções mais icônicas da história, conhecida por suas palavras profundas e emotivas, que traduzindo para o nosso idioma significa “Graça Maravilhosa”. Trata-se de palavras profundas e uma peça central da música espiritual, que toca os corações das pessoas em todo o mundo, abordando o perdão, salvação e promessa de uma vida melhor.

Quis saber quem a criara e a história por trás da criação dessa música e me deparei como ela está intrinsecamente ligada à transformação da vida de seu autor, John Newton.

Mas quem foi John Newton? Foi um inglês nascido em 1725 na Inglaterra que teve uma juventude marcada por uma série de experiências dolorosas. Ele iniciou sua carreira como marinheiro e, durante sua vida no mar, ficou exposto a uma série de dificuldades e desafios, que em um dado momento de sua juventude, tornou-se um traficante de escravos, uma ocupação cruel e desumana que envolvia o sequestro, transporte e venda de africanos como propriedade. Esse período de sua vida trouxe sofrimento e dor para inúmeras pessoas.

Com a idade de 23 anos, no ano de 1748, enquanto estava a bordo de um navio, John Newton passou por uma tempestade terrível que ameaçou afundar a embarcação. Diante da perspectiva da morte iminente, ele voltou para a fé em Deus e fez uma promessa de mudar sua vida. No entanto, a transformação completa de Newton não aconteceu imediatamente. Ele continuou trabalhando na indústria de escravos por mais alguns anos antes de, finalmente, romper com essa atividade desumana e tornar-se um ministro cristão e, posteriormente, um abolicionista ativo para pôr fim ao comércio de escravos.

Voltando à história da criação da música “Amazing Grace”, sabe-se que se deu na fase em que John Newton já era ministro cristão e transcendeu as barreiras religiosas ao longo dos tempos tornando-se um hino universal de redenção e renovação espiritual. Sua melodia e suas palavras ressoam com pessoas de todas as origens e crenças, tornando-se um símbolo de esperança e superação das adversidades, passando a ideia de que a graça divina é suficiente para redimir até mesmo os pecadores mais perdidos.

Isto posto, a história de John Newton e sua criação de “Amazing Grace” é um lembrete poderoso de que a transformação pessoal e a busca por redenção podem acontecer em qualquer momento da vida, independentemente do passado. A canção permanece uma lembrança eterna de que a graça divina está disponível para todos nós, independentemente de nossos erros e pecados.

Com este último parágrafo encerro com o entendimento de que a alma pode se livrar do desespero pela misericórdia divina.

Ouça “Amazing Grace”

João Ulysses Laudissi, engenheiro e ex-diretor do Senai Rafard
João Ulysses Laudissi, engenheiro e ex-diretor do Senai Rafard

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?