Rafard

1ª Conferência Municipal de Cultura reúne fazedores culturais em Rafard

Na quinta-feira, 26 de outubro, Rafard realizou a 1ª Conferência Municipal de Cultura. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal e contou com debates sobre os eixos temáticos da cultura, além de eleger os delegados que representarão a cidade na 1ª Conferência Nacional de Cultura do Estado de São Paulo, que acontece em dezembro.

A noite contou com a presença do professor Rogério Alves, ex-secretário de Cultura e Turismo de Capivari e, atualmente, professor da FATEC em Indaiatuba; Iracy Coutinho, ativista cultural e membro da Academia Hispano Brasileña de Ciências Letras y Artes; Toninho Macedo, gestor cultural, diretor da Abaçaí Cultura e Arte e da Fazenda São Bernardo; Malu, estilista, ativista cultural, líder do MOVCASP; e Anselmo Figueiredo, ativista e produtor Cultural, ator, jornalista, fundador do Festival Nacional de Teatro de Piracicaba (Fentepira), além de membro do Fórum Paulista LGBT.

Uma presença de destaque no evento foi a de Alessandro Azevedo, coordenador do Escritório Estadual do Ministério da Cultura (MinC) no Estado de São Paulo. Ele elogiou o evento e parabenizou o número de pessoas participantes na conferência.

Evento contou com apresentações de grupos culturais do município
Evento contou com apresentações de grupos culturais do município

Organizado em torno de seis eixos temáticos, o evento também contou com palestras, grupos de trabalho e uma plenária final. O credenciamento foi realizado das 18h às 19h, com participação aberta a cidadãos maiores de 16 anos.

Apresentações de grupos de Rafard mostraram a força cultural da cidade. A Bateria Bom Princípio, formada pela família do Mestre Celso, que tem relevante papel na cultura da cidade marcou presença. Apresentações de coral, afoxé e dança dos artistas Marcelo e Douglas, do projeto Origem – Hip Hop Inclusivo, emocionaram.

“Com esta iniciativa, Rafard busca fortalecer sua identidade cultural, debatendo e propondo novas diretrizes para o Plano Nacional de Cultura, e solidificando sua presença no cenário cultural nacional”, destaca o diretor de Cultura, Esporte e Turismo, Luis Henrique Garcia.

O vice-prefeito, Wagner Bragalda, reforçou o compromisso do governo municipal com a população em relação à Cultura. “É um processo novo, mas não mediremos esforços para avançar. Estamos ao lado dos fazedores de cultura”, disse.

A comissão organizadora da conferência ficou a cargo de Vivian Ui e dos conselheiros eleitos, Francisco Manuel de Oliveira Filho, Regina Reis, Pasqualina Boaventura, Letícia Boaventura e Rafael.

Agora, Rafard se prepara para o lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo. Para obter o material de apoio, os interessados podem solicitar pelo WhatsApp de plantão 24 horas do Centro Cultural Júlio Henrique Rafard (19) 3496-1438.

“Sabemos que os prazos estão apertados, mas pedimos para os cidadãos interessados nos procurar, pois temos material e assessoria em tempo integral. Para ajudar a todos a colocarem os projetos nas plataformas assim que for feito o chamamento”, alertou Luis Henrique.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?