Falando de Vinho

Decifrando rótulos de vinho

Se você é iniciante e está dando os primeiros passos por esse universo, não precisa se preocupar: basta um pouquinho de atenção e prática para seus olhos ficarem treinados, e assim, decifrar cada um daqueles termos e informações!

Para seguir um padrão, as garrafas de vinho trazem rótulo e contrarrótulo. O primeiro informa a classe da bebida, ou seja, apresenta se é um vinho fino, comum, espumante ou frisante, por exemplo. Além disso, traz também o volume de líquido na garrafa, o nome do produto e da vinícola produtora.

Abaixo, confira mais detalhes sobre as informações relevantes a se considerar em um rótulo de vinho.

Decifrando rótulos de vinho
Decifrando rótulos de vinho

Marca – Tão simples como o nome do vinho. Há de todos os estilos e feitios.

Produtor – O nome do produtor também aparece nos rótulos, principalmente, nos casos em que os vinhos não são batizados com um nome específico.

As castas – Os tipos de uvas utilizados na produção do vinho. Há vinho monocasta ou varietal, em que é utilizado apenas um tipo de uva; e se for uma mescla entre castas, pode ser identificado no rótulo como blend, corte ou assemblage.

O ano ou Safra – Refere-se ao ano da colheita das uvas, ou seja, pela informação da safra dá para ter uma ideia da idade do vinho. Mas essa informação não é obrigatória. Alguns exemplares são elaborados com uvas de diversos anos.

Região – Apresentar a região onde o vinho foi elaborado é mais comum nos rótulos do exemplares do Velho Mundo. Pela região, é possível saber características sobre o terroir e mais detalhes durante a elaboração da bebida.

Certificação: Selos que agregam valor ao rótulos – Aplica-se a vinhos produzidos dentro de uma região específica com diversos tipos de controle.

O teor alcoólico – Esse dado fica exposto no rótulo e indica o percentual de volume alcoólico do vinho, como o próprio nome sugere.

Conteúdo Líquido – Regra geral, as garrafas utilizadas no engarrafamento de vinho tem 750 ml de volume. Edições especiais tem habitualmente volumes mais elevados, como 1 litro ou até mais.

Além de cumprir uma função de comunicação e de marketing, o rótulo permite, com sua leitura, esclarecer algumas dúvidas e tornar a degustação mais interessante.

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?