Turismo

Notas do Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

O Vale da Fé

São onze cidades e onze motivos para você conferir o que há de melhor em cada uma delas, com convite para uma viagem conectando a sua fé com a natureza e vivendo, enfim, a experiência do Vale da Fé.

A cidade de Potim está na Rota da Fé

As cidades são: Aparecida, Guaratinguetá, Cachoeira Paulista, Cunha, Potim, Lorena, Canas, Roseira, Lagoinha, Tremembé e Piquete.

A “Associação de Região Turística da Fé” oferece história, cultura, belezas naturais reunidas, representando a pluralidade da citada região turística. E ela é oficialmente uma Instância de Governança Regional.

Publicidade

Detalhes

Em Aparecida, onde o forte é a visita ao Santuário Nacional, a cidade oferece a Cidade do Romeiro, a Feira Livre, além das diversas festividades religiosas.

Já em Potim se conhece a arte em taboa e se prova os quitutes locais, enquanto em Piquete está a montanha mais alta do Estado, com o majestoso Pico dos Marins, além do Santuário de São Miguel Arcanjo.

Uma das tranquilas praças der Lorena (SP).

Em Cunha o pôr do sol é destaque, tanto quanto a sua saborosa gastronomia, e é conhecida por sua cerâmica e seu artesanato.

Canção Nova está em Cachoeira Paulista, onde o seu Conselho Municipal de Turismo é o destaque. Visite a região e as demais cidades.

A bonita Itirapina

A cidade de Itirapina é um dos nossos “Municípios de Interesse Turísticos”, e onde o turista é contemplado com um ambiente natural preservado, pois é uma das cidades com maior área verde do Estado.

Itirapina é uma cidade pequena típica do nosso interior, preservando a sua história e tradições com início em 1839.

Cachoeira Saltão, com 75m, em Itirapina (SP)

A cidade abriga as Estações Ecológica e Experimental administradas pela Fundação Florestal, órgão do Governo do Estado de São Paulo.

Para completar, grandes cachoeiras, rios, serras, vales, paredões rochosos e represa com 8 km de extensão.

A represa do Broa, lugar ideal para turistas, divide Itirapina e Brotas.
Visite a Represa do Broa, em Itirapina.

Turismo pé de serra

No município de Espírito Santo do Pinhal você pode desfrutar de roteiros personalizados batizados por “Pé da Serra”, tendo por missão ofertar uma forma de fazer turismo encantando o turista por meio de vivências exclusivas e memoráveis (19) 9.9293-4414

Portal de Espírito Santo do Pinhal (SP)

A cidade fica a menos de 200km da capital e se destaca com café e vinho, até gerando um roteiro especifico e roteiros como o “Enoturismo”, “Nos Passos do Café” ou “Do Campo à Xícara”.

A idealizadora de todos esses roteiros turísticos, Sandra Regina Felício Whitaker, recentemente foi homenageada pela Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico.

Texto de Jarbas Favoretto MTb 32.511 – outubro 2023

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo