DestaquesRafard

Cultura: Conselho Municipal é eleito durante 1ª Conferência de Rafard

Na noite da última quinta-feira, 21, o Centro Cultural Júlio Henrique Raffard foi palco da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Rafard. O evento marcou um importante passo para o fortalecimento da cultura na cidade.

Com o auditório cheio de munícipes interessados por arte e cultura, gestores culturais, artistas locais e representantes do poder público, foram eleitos os integrantes do Conselho Municipal de Cultura de Rafard.
Francisco Manuel de Oliveira Filho foi eleito presidente do Conselho de Cultura com a maioria dos votos da sociedade civil e enfatizou o compromisso de que o conselho trabalhará para todos, não apenas para grupos selecionados. Francisco é Babalorixá, artesão e produtor cultural.

A vice-presidente do Conselho, Vânia Colombo, foi indicada pelo poder público. Ela faz parte da diretoria de Educação de Rafard. Além dela, foram eleitos 5 conselheiros titulares: Pasqualina Boaventura de Almeida; Regina Reis; Ana Ramos, Ederson Ferreira Ramos e Vinicius Bueno. Outras seis pessoas ficaram como suplentes do conselho, são elas: Ana Carolina Medeiros, Silvia Paixão, Letícia Boaventura, Toninho Macedo, Priscila Braggion e Felipe Silva.

Foto: Divulgação/Wanderley Alves

Um dos discursos mais emocionantes da noite foi proferido por Regina Reis, que citou nomes de diversos agentes culturais que fizeram história em Rafard e propôs honrar esses nomes, trabalhando arduamente por uma cultura mais potente e democrática.

Também estiveram presentes o diretor de Cultura Esporte e Turismo de Rafard, Luís Henrique Garcia, o vereador Pedro Reinaldo da Rosa, o secretário de Cultura de Rio das Pedras, José Ferreira, e o vice-prefeito de Rafard, Wagner Bragalda, defensor incansável das iniciativas culturais.

Bragalda expressou sua esperança em uma cultura mais vibrante em Rafard.

“Hoje acontece algo novo em nossa cidade. Temos muito trabalho pela frente, mas ver a casa cheia para uma Conferência de Cultura e para a formação do nosso Conselho me traz esperança em uma cultura mais potente em nossa cidade”, disse.

O secretário de Cultura de Rio das Pedras, José Ferreira, elogiou a movimentação cultural de Rafard.

“Em nossa cidade, ainda estamos nas fases iniciais das discussões culturais, e vim aqui para verificar o progresso de Rafard. Saio surpreso e feliz com a competência da organização e com a presença da sociedade civil.”

A noite foi marcada por vibrantes apresentações artísticas, incluindo o grupo Danç’Arte da professora de dança e artista Sabrina Boaventura, da Banda Marcial Denizart Fonseca, regida pelo Maestro Caio Augusto da Silva e a poderosa percussão da Bateria da Escola de Samba Família Bom Princípio. Integrantes da CAESE (Casa de Axé Exu Sete Estradas), também apresentaram um coro afro.

Por fim, Luís Henrique Garcia, diretor de Cultura de Rafard, agradeceu a parceria com a gestora Cultural e diretora da Cia Ui de Teatro, Vivian Ui, e enfatizou o compromisso de trabalhar em conjunto com a sociedade civil.

“Estamos em um processo árduo de trabalho, aprendendo juntos e caminhando lado a lado com a sociedade civil. Iremos fazer todas as adequações necessárias para o melhor andamento de nossa pasta”, se comprometeu.

Vivian Ui enfatizou o compromisso de trabalhar duro para implementar melhorias e anunciou que até o dia 30 de outubro, Rafard receberá pelo menos mais uma conferência. “Vamos nos preparar juntos para trazer Políticas Públicas Culturais para Rafard. O primeiro passo foi a eleição do conselho, agora seguiremos para a próxima conferência.”

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?