Capivari

Diretoria de Ensino de Capivari realiza cerimônia de abertura, apresentação e premiação de concurso de pintura

A Diretoria de Ensino de Capivari está convidando toda a comunidade para a cerimônia de abertura, apresentação e exposição do concurso de pintura em tela com base no tema social do renomado artista brasileiro Cândido Portinari. A frase que serviu de inspiração para este concurso é emblemática: “Não há arte neutra, o quadro indica sempre um sentido social.”

O evento acontecerá no dia 15 de setembro, a partir das 19h, no Capivari Clube, localizado na rua Bento Dias, 294, no Centro de Capivari. A exposição das obras estará aberta à visitação pública até o dia 21 de setembro.

O concurso tem como principais objetivos incentivar o protagonismo dos estudantes, estimular a criatividade dos jovens, apoiar aqueles que têm paixão pela pintura e desenho, promover o conhecimento da cultura por meio da arte da pintura em tela, valorizar os talentos dos alunos da rede pública e divulgar, por meio da expressão artística de Cândido Portinari, os conceitos sociais e econômicos de nossa sociedade.

Portinari: gênio do Modernismo, filho de imigrantes italianos

Participarão do concurso, alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio devidamente matriculados nas escolas da Rede Pública Estadual da Diretoria de Ensino de Capivari. Essa abrangência inclui os municípios de Capivari, Elias Fausto, Indaiatuba, Mombuca, Monte Mor, Rafard e Rio das Pedras.

A avaliação das obras será realizada por uma comissão julgadora que selecionará as três melhores obras de cada categoria: Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Os premiados serão reconhecidos por sua habilidade artística e interpretação do tema social proposto por Cândido Portinari.

Cândido Portinari, renomado artista plástico brasileiro da fase modernista, ficou conhecido como o “Pintor Social”. Suas obras retrataram com sensibilidade o cotidiano do brasileiro comum, denunciando questões sociais prementes do país. Desde festas populares até o sofrimento no trabalho rural e a infância, Portinari expressou uma profunda conexão com as realidades sociais e econômicas de sua época.

A Diretoria de Ensino de Capivari espera contar com a participação entusiasmada de estudantes, familiares e amantes da arte nesta celebração da criatividade e da sensibilidade artística, que tanto contribui para a compreensão e reflexão sobre a nossa sociedade.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?