J.R. Guedes de Oliveira

Ângelo de Castro Neves

Angelo de Castro Neves (Luca Neves) – Secretário Legislativo. Nasceu em Atibaia, SP, no dia 17 de maio de 1912.

Filho do jornalista, editor, redator de jornal e poeta Sebastião de Castro Neves e de Angela Josepha de La Cruz Neves (Pepa). Antes de seu nascimento, seu pai já havia se estabelecido em Capivari como comerciante.

Comprara o hotel dos Freitas, na esquina da Padre Fabiano com a Saldanha Marinho, mudando o nome para Hotel Neves. Dona Pepa foi para Atibaia para esperar seu nascimento porque lá moravam seu pai e sua mãe-madrasta, dona Melchiora Sanches, que era parteira. Com menos de 1 mês, Luca e seu irmão gêmeo Sebastião (Tião Neves) voltaram para Capivari.

Publicidade

Iniciou seus estudos primários no Grupo Escolar Augusto Castanho e aprendeu a ler e a escrever com a professora Dulcina de Barros Hoppe (dona Nenê). Com 12 anos, foi com o irmão Sebastião, estudar em Santos, no Colégio Santista dirigido pelos Irmãos Maristas, onde fizeram o curso secundário ginasial.

Nesse colégio era chamado pelo Padre Giovanni de “caipirrão de Capivari” e isto enchia-o de orgulho. Em 1934 volta de Santos e passa a trabalhar na Tipografia e Papelaria Neves (da família), mais tarde denominada “Tipografia e Papelaria 9 de Julho”, Colaborava, também, escrevendo no Jornal “O Popular” de seu pai Sebastião, fundado em 1931.

Ângelo de Castro Neves
Ângelo de Castro Neves

Em 1941 aceita o convite do prefeito Mario Bernardino de Campos para ser o secretário da Prefeitura Municipal de Capivari.

Em 1953, a convite, passa ao cargo de Assistente Legislativo, até 1992. Em 22 de dezembro de 1944 Luca Neves casou-se com Graziella Guido, filha de Alfredo Guido e de Lygia Sari (dona Luísa).

Em novembro de 1945 o casal teve a filha Sandra e, em 1974, nasceu a netinha Juliana. Em 1975 recebeu o título de “Cidadão Capivariano Paulista, por Mercê de Deus” das mãos do Ministro do Superior Tribunal Federal Dr. Moacir Amaral Santos.

Em 11 de dezembro de 1995 foi denomina a sala onde funcionam o Centro de Processamento de Dados e o Arquivo da Câmara – “Sala Angelo de Castro Neves”.

Prestou relevantes serviços na Santa Casa de Misericórdia, no Capivari Clube, na Companhia Melhoramentos de Capivari, nas igrejas da cidade e nas mais diversas entidades assistenciais. Faleceu em Capivari, SP, em 30 de dezembro de 1992, aos 80 anos de idade.

Fonte: Sandra Neves da Cruz

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo