Falando de Vinho

Syrah ou Shiraz?

A primeira dúvida começa no nome da uva: é Syrah ou Shiraz? Ambas estão corretas, embora a segunda grafia seja mais comum em países de língua inglesa, especialmente na Austrália, que se notabilizou como grande produtor de vinhos a partir dessa variedade. Já a origem da casta é motivo de muita controvérsia.

De acordo com a primeira delas, a Syrah é uma casta procedente da Pérsia (hoje Irã), que foi batizada com o nome de uma das cidades da região, Shiraz. De lá, foi levada para França por um cavaleiro templário, que ao abandonar as Cruzadas tornou-se eremita e fixou-se no Vale do Rhône.

Alguns curiosos acreditam que sua terra natal é o Egito e ela teria chegado à Europa primeiro pela região da Sicília, mais precisamente pela cidade de Siracusa, situada ao sul da Itália. Em outra versão, há quem diga que as primeiras mudas foram plantadas na França por São Patrício, patrono da Irlanda.

Foto: Reprodução internet

Seja qual for a saga que você escolher acreditar, o que podemos afirmar, sem sombra de dúvida, é que foi no sul da França que essa casta encontrou as condições perfeitas para crescer e aparecer.

A variedade, de origem diretamente ligada ao Norte do vale do rio Rhône, entre França e a Suíça, é uma das mais antigas castas cultivadas, sendo hoje uma das cepas tintas mais plantadas do mundo.

Os vinhos resultantes da Syrah se destacam pelo seu aroma e buquê. Do Rhône à Africa do Sul, passando pela Sicília, na Itália; Portugal; Chile e Austrália são inúmeros os estilos de vinhos elaborados devido aos mais diversos terroirs em que as videiras são plantadas.

No Brasil, a uva é plantada em algumas regiões, como destaque para o Vale do São Francisco, Sul do estado de Minas Gerais, no estado de São Paulo e Rio Grande do Sul, mais ainda é incipiente.

Syrah, é uma uva que gera vinhos potentes, tânicos e especiados. Exemplares mais complexos desenvolvem notas de couro, folha molhada, terra e traços animais. O Shiraz australiano possui aromas e taninos concentrados.

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?