Falando de Vinho

Dia da Pizza – 10 de julho

Os primeiros registros da pizza remontam à antiga cidade de Nápoles, na Itália, por volta do século XVII.

Um dos pratos mais tradicionais da culinária italiana, muito consumido e apreciado em todo Brasil, é uma excelente pedida para uma taça de vinho. É importante ressaltarmos que para que a degustação seja mais proveitosa possível, a escolha do recheio influencia na recomendação pelo rótulo perfeito.

Se a pedida for à de rúcula com tomate seco, a minha sugestão é uma garrafa de Sauvignon Blanc, que dará o equilíbrio com o sabor marcante do tomate seco.

Se a escolha for por champignon ou outro tipo de cogumelo, selecione uma garrafa de vinho com características amadeiradas e elementos terrosos. O Pinot Noir, Sangiovese ou o Carmenère podem ser bons pares.

Foto: Reprodução internet

A tradicional pizza frango com catupiry e outras proteínas branca com atum e peito de peru. Dê preferência a vinhos Chardonnay, Riesling, Gewürztraminer, vinho rosé e até um espumante brut.

A famosa pizza Margherita, com molho de tomate, queijo mussarela e manjericão, foi criada em homenagem à rainha Margherita di Savoia, da Itália. Em 1889, o padeiro e chef de cozinha italiano Raffaele Esposito preparou essa combinação de ingredientes para representar as cores da bandeira italiana: vermelho (tomate), branco (queijo) e verde (manjericão). Curioso, né?

Que a alegria de cada mordida, a companhia dos amigos e a troca de risadas tornem essa experiência ainda mais especial. Aproveite não só o Dia da Pizza, mas como outros para descobrir novos sabores, relembrar as histórias compartilhadas em torno de uma pizza e criar memórias duradouras.

Feliz dia da Pizza! E bom apetite a todos!

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?