CapivariRafard

Mais de 4 mil crianças devem ser vacinadas contra paralisia infantil

A Secretaria da Saúde de Capivari realiza neste sábado (16), a Campanha de Vacinação Infantil contra a poliomielite para crianças menores de cinco anos. De acordo com a Secretaria, a estimativa é que 3.519 crianças sejam vacinadas. A vacinação acontecerá das 8h às 17h em todos os postos de saúde e nas escolas “Dra. Jurema Aparecida de Souza Martins”, no bairro Nova Aparecida e na “Rosa Amadio Balan”, no bairro Vila Balan. Para obter mais informações, os moradores de Capivari podem procurar a Vigilância Epidemiológica do município que se localiza na Rua Padre Haroldo, 553 ou pelo telefone: 3492-8205.
Em Rafard, a vacinação acontece no Espaço Pediátrico “Raul Canavesi Morato”, na Avenida Dr. Soares de Faria, nº 452. Com o slogan “Seu filho quer sua atenção. Faça sua parte, 2 gotinhas bastam!”, a Diretoria de Saúde estima vacinar cerca de 594 crianças menores de 5 anos de idade. As crianças poderão ainda, tirar fotografias ao lado do Zé Gotinha.
Em caso de vacinas atrasadas, a técnica de enfermagem Alacir Paes, orienta que os pais podem levar seus filhos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, no Espaço Pediátrico, para regularizar a carteira de vacinação.
A poliomielite, também conhecida como Paralisia Infantil, é uma infecção viral causada pelo poli vírus. A doença pode ser moderada ou severa e nos casos mais graves a poliomielite pode levar à paralisia e morte. Pessoas de todas as idades podem contrair poliomielite, porém a faixa etária de 0 a 5 são mais vulneráveis.
A complicação mais séria da poliomielite é a possível paralisia das pernas, dos músculos usados na respiração e deglutição. A única forma eficiente de controlar a poliomielite é manter a maior taxa possível de vacinação na comunidade. Para receber a vacina, com aplicação oral – sendo duas gotinhas -, todas as crianças devem portar a caderneta de vacinação. A Secretaria da Saúde também fará vacinação na zona rural do município com equipes volantes.

Parceiro
Poucas pessoas sabem, mas em 2012, o Rotary Club Rafard será responsável pelo fornecimento de 6 mil doses da vacina contra a pólio. Essas vacinas foram fornecidas através de doações feitas a Pólio Plus, que é o programa mais ambicioso da história do Rotary, e é a representação máxima dos trabalhos voluntários na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. Por mais de 25 anos, o Rotary tem conduzido o setor privado a contribuir a esta iniciativa. Hoje, o programa é reconhecido mundialmente como modelo de cooperação público-privada à conquista de uma meta humanitária.
Calcula-se que, por ocasião da certificação da erradicação da pólio, as contribuições do Rotary para esse fim serão da ordem de aproximadamente US$ 1,2 bilhão.
Líderes rotários instigaram em 1985 a Assembleia da Saúde Mundial a aprovar uma resolução para erradicar a pólio, o que levou à formação da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio em 1988.
Milhares de rotarianos do mundo todo têm prestado serviços voluntários em Dias Nacionais de Imunização (DNIs).
O programa Pólio Plus ajuda o Rotary a financiar custos operacionais como transporte de voluntários e vacinas, mobilização social e treinamento de agentes de saúde, além de atividades de vigilância.
Rotarianos trabalham para incentivar doadores e governos de países afetados pela pólio a dedicar os recursos financeiros necessários à erradicação.

Mobilização
O Rotary Club de Rafard realiza nos dois sábados (16 e 23), das 9h às 13h, um pedágio na rotatória de entrada da cidade, onde será distribuído um material explicativo sobre o programa Pólio Plus e arrecadado fundos, que serão revertidos na compra de vacinas para as futuras campanhas de erradicação da pólio. Quem contribuir com o valor simbólico de R$ 2,00, receberá uma carteirinha de contribuinte por ser responsável pela compra de 1 dose da vacina, que custa hoje 1 dólar.

Publicidade

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo